Amor de Perdição - Cap. 8: Capítulo 8 Pág. 47 / 145

Enquanto a Teresa, resolveu Albuquerque encerrá-la num convento do Porto, e escolheu Monchique, onde era prioresa uma sua próxima parenta. Escreveu à prelada para lhe preparar aposentos, e ao procurador para negociar as licenças eclesiásticas para a entrada. Todavia, receando o velho algum incidente no espaço de tempo que mediava até se conseguirem as licenças, resolveu não ter consigo Teresa, e solicitou a retenção temporária dela num convento de Viseu.

Acabara Teresa de ler e esconder no seio a resposta de Simão Botelho, que a mendiga lhe passara ao escurecer, pendente de uma linha, quando o pai entrou no seu quarto, e a mandou vestir-se. A menina obedeceu, tomando uma capa e um lenço.

– Vista-se como quem é: lembre-se que ainda tem os meus apelidos – disse com severidade o velho.

– Cuidei que não era preciso vestir-me melhor para sair à noite… – disse Teresa.

– E a senhora sabe para onde vai?

– Não sei… meu pai.

– Então vista-se, e não me dê leis.

– Mas, meu pai, atenda-me um momento.

– Diga.

– Se a sua ideia é obrigar-me a casar com meu primo…

– E daí?

– Decerto não caso; morro, e morro contente, mas não caso.

– Nem ele a quer. A senhora é indigna de Baltasar Coutinho. Um homem do meu sangue não aceita para esposa uma mulher que fala de noite aos amantes nos quintais. Vista-se depressa, que vai para um convento.

– Prontamente, meu pai. Esse destino lho pedi eu muitas vezes.

– Não quero reflexões. Daqui a pouco apareça-me vestida. Suas primas esperam-na para a acompanharem.

Quando se viu sozinha, Teresa debulhou-se em lágrimas, e quis escrever a Simão. Àquela hora quem lhe levaria a carta? Apelou para o retábulo da Virgem, que ela fizera confidente do seu amor. Pediu-lhe de joelhos que a protegesse, e desse forças a Simão para resistir ao golpe, e guardar-lhe constância através dos trabalhos que sucedessem. Depois vestiu-se, comprimindo contra o seio um embrulho em que levava o tinteiro, o papel, e o macete das cartas de Simão.





Os capítulos deste livro