deixar coisas importantes inacabadas, e não pode trazer nenhuma vantagem real, nem para você próprio nem para ninguém mais.
- Isto é demais - respondeu Bingley; - lembrar-se, de noite, de todas as tolices que eu disse de manhã! No entanto dou-lhe a minha palavra de que falei sinceramente e de que ainda neste momento acredito no que disse. Pelo menos, portanto, eu não me atribuí esse traço de precipitação inútil apenas para me gabar diante das senhoras.
- Acredito na sua sinceridade; mas não estou absolutamente convencido de que se resolveria a partir com tanta rapidez. Sua conduta estaria tão à mercê do acaso como a de qualquer outro homem; e se no momento, no instante de montar a cavalo, um amigo lhe dissesse: "Bingley, é melhor você ficar até a próxima semana", você aceitaria imediatamente o conselho. E se lhe fizessem outra sugestão, ficaria provavelmente um mês.
- Com isto apenas prova que Mr. Bingley não fez justiça ao seu próprio carácter. O senhor o pintou com muito mais exatidão do que ele próprio.
- Sinto-me extremamente grato - disse Bingley - pela sua maneira de converter o que o meu amigo disse num elogio à doçura do meu génio, mas creio que está atribuindo àquele senhor uma intenção que ele não tinha, pois ele decerto pensaria que, em tais circunstâncias, eu deveria recusar certamente a sugestão e partir imediatamente, como tinha resolvido.
- Consideraria Mr. Darcy a precipitação da sua decisão original compensada pela sua obstinação em aderir a ela?
- Dou-lhe a minha palavra de que não posso explicar exatamente o que ele quis dizer.