Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 1: OS IRMÃOS DE MÁUGLI

Página 3

Estamos deveras muito agradecidos a Xer Cane.

- Quereis que lhe fale da vossa gratidão? - disse Tábàqui.

- Rua! - cortou Pai Lobo. - Rua, e vai caçar com teu amo.

Para uma noite, já basta o mal que fizeste!

- Vou já - disse Tábàqui tranquilamente. - Podeis ouvir Xer Cane lá em baixo, nos silvados. Podia ter-me poupado ao recado.

Pai Lobo pôs-se a escutar, e lá em baixo, no vale que descia para um riacho, ouviu o ganir seco, irado, rosnado e monótono de um tigre que nada caçou e não se importa que toda a Selva o saiba.

- O imbecil! - disse Pai Lobo. - Começar a caçada nocturna com tal barulho! Julgará ele que os nossos veados são como os seus bois gordos do Ueinganga?

- Xut! Nem é boi nem veado que ele caça esta noite - disse Mãe Loba. - É homem. - O ganir transformara-se numa espécie de ronrom zumbido, que parecia provir de todos os rumos da rosa-dos-ventos. Era o ruído que desnorteia lenhadores e ciganos que dormem ao relento e os faz fugir, e, por vezes, meter-se na boca do tigre.

- Homem! - disse Pai Lobo, mostrando a dentuça branca.

- Que nojo! Não há nos charcos rãs e baratas bastantes para ele ter de comer homens, e no nosso terreno, ainda por cima!

A Lei da Selva, que nada ordena às feras sem razão, proíbe comer homens, excepto quando matam para ensinar os filhos a matar, e então têm de caçar fora dos campos de caça da tribo ou da alcateia. A verdadeira razão disso é que matar um homem implica, mais cedo ou mais tarde, a chegada de homens brancos sobre elefantes, com espingardas e centenas de homens morenos munidos de gongos, foguetes e archotes. Então todos os habitantes da Selva sofrem. A razão que as feras apresentam entre si é quê o homem é, de todos os seres vivos, o mais fraco e indefeso, e é pouco desportivo tocar-lhe.

<< Página Anterior

pág. 3 (Capítulo 1)

Página Seguinte >>

Capa do livro O Livro da Selva
Páginas: 158
Página atual: 3

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
OS IRMÃOS DE MÁUGLI 1
A CAÇADA DE CÁ 24
TIGRE! TIGRE! 53
A FOCA BRANCA 74
RÍQUI -TÍQUI -TÁVI 97
TUMAI DOS ELEFANTES 115
SERVIDORES DE SUA MAJESTADE 138