Eneida - Cap. 5: Os Jogos Fúnebres Pág. 93 / 235

Ordenou que limpassem o campo. Chegava nesse momento a cavalaria, reluzente nas suas vestes e jaezes das montarias. Toda a assistência, entre a qual muitos pais daqueles mancebos, aplaudiu entusiasticamente aquela flor da juventude da Sicília e de Tróia, todos com a cabeleira cingida com coroa de flores alinhadas, segundo o costume. Levavam duas lanças de pau de cerejeira, armadas de ferro na extremidade, alguns traziam aljavas leves, e um colar flexível de ouro retorcido descia-lhes pelo pescoço e peito.

Eram três esquadrões, cada um com o seu capitão. Cada esquadrão era composto por dois grupos de seis cavaleiros, perfazendo um total de trinta e seis. Um dos grupos era comandado pelo neto de Priamo, filho do nobre Polites, morto por Pirro diante do próprio pai, e que seria famoso em terras da Itália. Montava o jovem um cavalo negro da Trácia com manchas brancas, como brancas eram também as paras e a testa. Em seguida, vinha Átis, amigo intimo do menino Ascânio. Este passou a seguir, esplendoroso na sua formosura e garbo, cavalgando um animal da Líbia, presente da infortunada Dido como memória do seu amor. Seguiam-se-lhe os outros jovens em montarias sicilianas do rei Acestes.

Os troianos receberam com estrondosos aplausos os garbosos cavaleiros, neles reconhecendo as feições dos seus antepassados. Depois que os esquadrões fizeram a volta ao campo, Epítida, de longe, gritou uma ordem e fez estalar o chicote. De imediato, saíram os três esquadrões a galope, para depois cada um se dividir em igual número de fileiras e formar em colunas. Depois, fazendo uma rotação, estenderam-se numa comprida linha e carregaram furiosamente pelo campo com as lanças em riste. Seguiram-se outras manobras, fechando, abrindo e entrelaçando círculos, carregando e retrocedendo em combates simulados.

Diz-se que antigamente a ilha de Geta tinha um labirinto, sem portas nem janelas, sem saídas nem entradas, com milhares de passagens e ladeado por paredes lisas. Tão intrincado era o recinto que qualquer um que nele caísse vaguearia sem rumo, para sempre perdido, sem encontrar nunca um caminho de saída.





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