Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 3: LIVRO I

Página 12
Prova-lhes que é muito fácil conduzir a bom resultado estas empresas, pela razão de que ele próprio se prepara para obter o poder supremo no seu país: «não se pode duvidar de que os Helvécios sejam o mais poderoso povo de toda a Gália; ele garante-lhes que lhes fará obter a autoridade real graças aos seus recursos e ao seu exército. Seduzidos por está linguagem, aliam-se entre si por juramentos de fidelidade e esperam que, uma vez reis, os seus três povos, que são os mais poderosos e os mais fortes, lhes permitirão apoderar-se de toda a Gália.

IV - Este projecto foi denunciado aos Helvécios, que, segundo os seus usos, forçaram Orgétorix a defender a sua causa carregado de cadeias: condenado, tinha de sofrer como pena o castigo do fogo. Mas, no dia marcado para a sua audiência, Orgétorix fez comparecer no tribunal todos os seus, cerca de dez mil homens, que ele reunira de todos os lados, e também fez vir todos os seus clientes e os seus devedores, cujo número era grande: graças a eles, pôde subtrair-se à obrigação de se defender. Os seus concidadãos indignados com esta maneira de proceder queriam manter o seu direito pelas armas, e já os magistrados reuniam um grande número de homens do campo, quando Orgétorix morreu: e não deixou de se suspeitar (é a opinião dos Helvécios) que ele próprio se entregara à morte.

V - Depois da sua morte, os Helvécios não deixaram de persistir no projecto que tinham formado de sair das suas fronteiras. Logo que se acharam preparados para esta empresa, lançam fogo a todas as suas cidades (uma dúzia), às suas aldeias (cerca de quatrocentas) e às casas isoladas que restam; queimam todo o trigo que hão tinham a intenção de levar, a fim de que arrancando a esperança de regressar ao seu território, estivessem melhor preparados para afrontar todos os perigos; ordenam que cada um leve farinha para três meses.

<< Página Anterior

pág. 12 (Capítulo 3)

Página Seguinte >>

Capa do livro A Guerra das Gálias
Páginas: 307
Página atual: 12

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
PREFÁCIO 1
CRONOLOGIA SUMÁRIA DA VIDA DE CÉSAR 7
LIVRO I 10
LIVRO II 47
LIVRO III 67
LIVRO IV 84
LIVRO V 105
LIVRO VI 140
LIVRO VII 167
LIVRO VIII 224
ÍNDICE HISTÓRICO E GEOGRÁFICO 256
NOTAS 299