CRONOLOGIA SUMÁRIA DA VIDA DE CÉSAR 101 a.C. - Nascimento de César (C. Julius Caesar), cuja família patrícia, os Júlios (gens julia), pretendia descender de lúlo (ou Ascânio), filho de Eneias, que segundo a lenda, descendia da deusa Vénus. É igualmente em 101 que Mário derrota os Cimbros em Verceil, na Itália, depois de no ano anterior ter esmagado os Teutões em Aix-en-Provence.
86-78 a.C. - Tendo morrido Mário, que disputava com Sila o comando contra Mitrídates, César vê-se privado por Si la, que via nele «vários Mários», do sacerdócio (fiam inato de Júpiter), do dote de sua mulher Cornélia, filha de Cina quatro vezes cônsul, e das suas heranças de família. Depois, tendo obtido o perdão do ditador, faz as suas primeiras armas na Ásia e tem conhecimento na Cilícia da morte de Si Ia. Regressa imediatamente a Roma.
77-63 a.C. - Enquanto Pompeu bate Lépido que queria derrubar a constituição de Si la (77) e luta vitoriosa e sucessivamente contra Sertório, antigo lugar-tenente de Mário revoltado em Espanha, contra os escravos revoltosos guiados por Espártaco (71), contra os piratas (67) e empurra Mitrídates para o suicídio (63), no mesmo ano em que Cícero, cônsul, reprime a conjura de Catilina, César afirma e consolida prudentemente o seu poder.
60 a.C. - Primeiro triunvirato (entre Pompeu, o riquíssimo Crasso e César, que dilapidou a favor do povo somas consideráveis).
60-58 a.C. - Depois de ter casado com Calpúrnia, filha de Pisão, que devia suceder-lhe no consulado, e de ter casado com Pompeu sua filha Júlia, César com a força dos sufrágios de seu sogro e de seu genro obtém o governo da Gália Cisalpina, da Ilíria e da Gália coberta de florestas.
58-51 a.C.