Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 
Navegar

Capítulo 2: CRONOLOGIA SUMÁRIA DA VIDA DE CÉSAR

Página 7
CRONOLOGIA SUMÁRIA DA VIDA DE CÉSAR

101 a.C. - Nascimento de César (C. Julius Caesar), cuja família patrícia, os Júlios (gens julia), pretendia descender de lúlo (ou Ascânio), filho de Eneias, que segundo a lenda, descendia da deusa Vénus. É igualmente em 101 que Mário derrota os Cimbros em Verceil, na Itália, depois de no ano anterior ter esmagado os Teutões em Aix-en-Provence.

86-78 a.C. - Tendo morrido Mário, que disputava com Sila o comando contra Mitrídates, César vê-se privado por Si la, que via nele «vários Mários», do sacerdócio (fiam inato de Júpiter), do dote de sua mulher Cornélia, filha de Cina quatro vezes cônsul, e das suas heranças de família. Depois, tendo obtido o perdão do ditador, faz as suas primeiras armas na Ásia e tem conhecimento na Cilícia da morte de Si Ia. Regressa imediatamente a Roma.

77-63 a.C. - Enquanto Pompeu bate Lépido que queria derrubar a constituição de Si la (77) e luta vitoriosa e sucessivamente contra Sertório, antigo lugar-tenente de Mário revoltado em Espanha, contra os escravos revoltosos guiados por Espártaco (71), contra os piratas (67) e empurra Mitrídates para o suicídio (63), no mesmo ano em que Cícero, cônsul, reprime a conjura de Catilina, César afirma e consolida prudentemente o seu poder.

60 a.C. - Primeiro triunvirato (entre Pompeu, o riquíssimo Crasso e César, que dilapidou a favor do povo somas consideráveis).

60-58 a.C. - Depois de ter casado com Calpúrnia, filha de Pisão, que devia suceder-lhe no consulado, e de ter casado com Pompeu sua filha Júlia, César com a força dos sufrágios de seu sogro e de seu genro obtém o governo da Gália Cisalpina, da Ilíria e da Gália coberta de florestas.

58-51 a.C.

<< Página Anterior

pág. 7 (Capítulo 2)

Página Seguinte >>

anúncio
Capa do livro A Guerra das Gálias
Páginas: 307
Página atual: 7

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
PREFÁCIO 1
CRONOLOGIA SUMÁRIA DA VIDA DE CÉSAR 7
LIVRO I 10
LIVRO II 47
LIVRO III 67
LIVRO IV 84
LIVRO V 105
LIVRO VI 140
LIVRO VII 167
LIVRO VIII 224
ÍNDICE HISTÓRICO E GEOGRÁFICO 256
NOTAS 299
Links Relacionados
 
Artigos: Porque lemos literatura | O Ensaio na literatura | O primeiro texto da língua portuguesa 
© 2010 Ciberforma Informática. Todos os direitos reservados. Contacto | Política de privacidade | Mapa do Site