Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 
Navegar

Capítulo 1: PREFÁCIO

Página 1
PREFÁCIO

Os Comentários ou «sumário» que estão relacionados com as campanhas de César formam várias obras, das quais apenas duas são do próprio César: A Guerra das Gálias (com excepção do último livro que foi redigido por Hírcio) e A Guerra Civil, que deixou inacabada.

Os comentários da Guerra das Gálias foram escritos, se se der crédito a Hírcio, «com uma grande facilidade e uma grande rapidez por César, e tudo leva a pensar que foram redigidos em três meses, no Outono do ano 52, no momento em que César, acabando de vencer Vercingétorix, quis dar a conhecer à opinião romana, antes da sua candidatura a um segundo consulado, os episódios da sua bela conquista. Os adversários de César espalharam então mil histórias contra ele, ora contando que ele perdera a sua cavalaria, ora dizendo que fizera massacrar uma legião e tivera de ceder ao enfrentar os Belóvacos. A redacção de A Guerra das Gálias foi portanto, antes de mais, um acto - o de um chefe vencedor, que restabelece os factos a seu favor e corta cerce nas intrigas e nas calúnias dos seus inimigos políticos.

Também é possível perguntar - e não faltou quem o fizesse - até que ponto César é verídico ao narrar as suas conquistas. Ele escreveu os seus Comentários servindo-se dos seus relatórios dirigidos após cada campanha ao Senado; nos relatórios particulares que os seus tenentes lhe tinham enviado sobre tal ou tal aspecto das campanhas; nas suas recordações pessoais enfim, que completavam talvez certas notas. É evidente que os relatórios de César ao Senado apresentavam os factos a uma luz que era favorável a César, que os relatórios dos seus tenentes punham em evidência os seus méritos e que as recordações, por muito precisa que fosse a memória de César, podem comportar omissões ou erros.

<< Sinopse

pág. 1 (Capítulo 1)

Página Seguinte >>

anúncio
Capa do livro A Guerra das Gálias
Páginas: 307
Página atual: 1

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
PREFÁCIO 1
CRONOLOGIA SUMÁRIA DA VIDA DE CÉSAR 7
LIVRO I 10
LIVRO II 47
LIVRO III 67
LIVRO IV 84
LIVRO V 105
LIVRO VI 140
LIVRO VII 167
LIVRO VIII 224
ÍNDICE HISTÓRICO E GEOGRÁFICO 256
NOTAS 299
Links Relacionados
 
Artigos: Porque lemos literatura | O Ensaio na literatura | O primeiro texto da língua portuguesa 
© 2010 Ciberforma Informática. Todos os direitos reservados. Contacto | Política de privacidade | Mapa do Site