Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 11: ÍNDICE HISTÓRICO E GEOGRÁFICO

Página 261
Os Aulerci Eburovices, que ocupavam no nordeste dos Diablintes. o departamento do Eure. II, 34; III, 17, 29; VII, 4, 75; VIII, 7.

Aulercos Branovices - Fracção isolada do povo aulerco, os Aulercos Branovices eram clientes dos Éduos, que alguns localizam entre o Saône e o Líger, no actual departamento de Saône-et-Loire. VII, 75.

Auscos - Estado da Aquitânia, que se estende entre os Elusates, a oeste, e os Tolosates, a leste, no território chamado depois Armagnac (departamento do Gers). A sua capital, lIiberris, passa a ser, com Augusto, Augusta Auscorum, hoje Auch. III, 27.

Avárico - Capital dos Bitúriges, literalmente «a cidade que está sobre o Avara» (Yevre), hoje Burges. Era, antes do desastre de 52, uma das três ou quatro mais belas e mais ricas cidades da Gália; não reencontrou esta prosperidade na época romana. VII, 13, 15, 16, 18, 29, 30, 31, 32, 47, 52.

Axona (Aisne). Em latim Axona - 11, 5, 9.

B

Bacénis (floresta) - Floresta da Germânia que, no dizer de César, separava os Queruscos dos Suevos. Compreendia as elevações arborizadas do Hesse. VI, 10.

Baculo (P. Sextio) - Centurião primipilo da 12ª legião, distingue-se na batalha travada com os Nérvios nas margens do Sábis, depois no ataque do campo de Galba em Octoduro, por fim na do campo de Cícero em Atuatuco. II, 25; III, 5; VI, 38.

Balbo (L. Cornélio) - Lúcio Cornélio Balbo, nascido em Gades, em Espanha, recebeu de Pompeu, por recomendação de Lúcio Cornélio Lentulo, o direito de cidadania romana pelos serviços que prestara ao exército na guerra contra Sertório, viu ser-lhe disputado este direito por um dos seus concidadãos, mas foi defendido vitoriosamente por Pompeu, Crasso e Cícero; serviu às ordens de César desde 61 na qualidade de praefectus fabrum; foi intermediário para reconciliar Pompeu e César depois da sua ruptura, mas não conseguiu; seguiu então César, mas sem empunhar armas contra Pompeu, aplicou-se junto de César a favor de Cícero, foi cônsul em 40 e deixou quando da sua morte somas consideráveis ao povo romano.

<< Página Anterior

pág. 261 (Capítulo 11)

Página Seguinte >>

Capa do livro A Guerra das Gálias
Páginas: 307
Página atual: 261

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
PREFÁCIO 1
CRONOLOGIA SUMÁRIA DA VIDA DE CÉSAR 7
LIVRO I 10
LIVRO II 47
LIVRO III 67
LIVRO IV 84
LIVRO V 105
LIVRO VI 140
LIVRO VII 167
LIVRO VIII 224
ÍNDICE HISTÓRICO E GEOGRÁFICO 256
NOTAS 299