V, 24, 46, 47; VI, 6. 3º. Publius Licinius Crassus Dives, adulescens, filho mais novo do cônsul e irmão do anterior, parte com César para a guerra das Gálias na qualidade de lugar-tenente, participa na guerra contra Ariovisto e na submissão dos Estados marítimos das costas do Oceano; depois, submete grande parte da Aquitânia; torna-se áugure em 56; levado por seu pai para a Síria, perece em 53 no combate travado em Carrhes contra os Partos. I,52; II, 34; III, 7, 8, 9, 11,20, 21, 22, 23, 24, 25, 26, 27; VIII, 46.
Cretenses - Hábeis archeiros, eram empregados como mercenários no exército romano. II, 7.
Critognato - Chefe gaulês do país dos Arvernos; encerrado em Alésia, opõe-se a toda a capitulação e propõe alimentar os defensores com os corpos daqueles que a idade tornou inúteis para a guerra. VII, 77, 78.
Curião - Caius Scribonius Curio, tribuna da plebe em 50, salvara a vida a César ameaçado de morte pelos cavaleiros por ter defendido os cúmplices de Catilina; segue primeiro o partido de Pompeu, depois, cheio de dívidas, vendeu-se a César, do qual se tornou um agente muito hábil; durante a guerra civil, expulsou Catão da Sicília e de lá passou a África, mas batido por Juba e Varo, trespassou-se com a espada (47). VIII, 52.
D
Dácios - Povo trácio que ocupava rnais ou menos a Roménia actual.
A Dácia passou a ser província romana em 107, no tempo de Trajano. VI, 25.
Danúbio - o rio Danúbio. VI, 25.
Decize - Antigamente Decécia, cidade dos Éduos. Diablintes - Ver Aulercos.
Dis Pater - Plutão. César dá o seu nome a uma grande divindade gaulesa, talvez Teutatés, do qual os Gauleses se diziam nascidos. VI, 18.
Diviciaco - 1.° Diviciaco, druida gaulês do país dos Éduos,