Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 10: Capítulo 10

Página 116

Não há coisa alguma comparável a um começo no qual foram invertidos os papéis. Os Guardas Civis atacaram um edifício guardado pela C.N.T., de modo que esta é representada como atacando seu próprio edifício - atacando a si própria, na verdade. Por outro lado, o Daily Worker de li de maio afirma o seguinte:

O Ministro Catalão Esquerdista, de Segurança Pública, Aiguade, e o Socialista Unido Comissário Geral de Ordem Pública, Rodrigue Salas, mandaram a polícia armada republicana ao edifício da Telefônica para desarmar os empregados da mesma, a maioria dos quais membros dos sindicatos da C. N. T.

Isso não parece concordar muito com a primeira afirmação, mas ainda assim o Daily Worker não apresenta qualquer admissão de que sua primeira notícia estivesse errada. O Daily Worker de 11 de maio declara que os folhetos dos Amigos de Durruti, renegados pela C.N.T., surgiram em 4 e 5 de maio, durante a luta. A Inprecor (22 de maio) informa que eles apareceram em 3 de maio, antes da luta, e acrescenta que "diante desses fatos" (o aparecimento de diversos folhetos).

A polícia, tendo à sua frente o próprio Prefeito da Polícia, ocupou o centro telefônico na tarde de 3 de maio. A polícia recebeu tiros enquanto cumpria seu dever. Isso foi o sinal para que os provocadores iniciassem os tiroteios em toda a cidade.

E eis o que afirma a Inprecor, em 29 de maio:

Às três horas da tarde o Comissário de Segurança Pública, Camarada Salas, dirigiu-se ao Centro Telefônico, que na noite anterior fora ocupado por uns 50 membros do P.O.U.M. e diversos elementos incontroláveis.

Tudo isso parece bastante curioso. A ocupação do Centro Telefônico por 50 membros do P.O.U.M. é o que se poderia chamar uma circunstância pitoresca, sendo de esperar que alguém o notasse na época. No entanto, parece que só se descobriu três ou quatro semanas mais tarde. Em outra edição de inprecor os 50 membros do P.O.U.M. tornam-se 50 milicianos do P .0. U. M. Seria difícil juntar um número maior de contradições do que as encontradas nessas primeiras e curtas passagens. Em certo momento a C.N.T. ataca o Centro Telefônico, no seguinte ela própria está sendo atacada ali mesmo; surge um folheto antes da tomada do Centro, e ele constitui a causa do acontecimento ou, de forma alternada, aparece depois do fato e constituí resultado dele; a gente no Centro Telefônico é formada, alternadamente, por membros da C.N.T. e membros do P.O.U.M. - e assim por diante. E em outra edição posterior do Daily Worker (3 de junho) o Sr. J. R. Campbell vem nos informar que o Governo somente se apoderou do Centro Telefônico porque as barricadas já se encontravam em pé!

<< Página Anterior

pág. 116 (Capítulo 10)

Página Seguinte >>

Capa do livro Homenagem à Catalunha
Páginas: 193
Página atual: 116

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
Capítulo 1 1
Capítulo 2 12
Capítulo 3 19
Capítulo 4 32
Capítulo 5 39
Capítulo 6 51
Capítulo 7 64
Capítulo 8 70
Capítulo 9 81
Capítulo 10 105
Capítulo 11 130
Capítulo 12 142
Capítulo 13 157
Capítulo 14 173