Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 2: Capítulo 2

Página 15

— Três cães muito bons — contou mais tarde François a Perrault. — O tal Buck é diabólico a puxar e aprende depressa como tudo.

De tarde, Perrault, ansioso por se pôr a caminho com o correio, apareceu com mais dois cães. Billee e Joe, como lhes chamava, eram irmãos e ambos cães-lobos puros. Embora filhos da mesma mãe, diferiam como o dia da noite. O único defeito de Billee era o seu temperamento demasiado bonacheirão, enquanto Joe, precisamente o oposto, se mostrava azedo e metido consigo sempre pronto a rosnar e com um brilho de maldade nos olhos. Buck aceitou-os com camaradagem e Dave ignorou-os, enquanto Spitz tratou logo de implicam primeiro com um, depois com o outro. Billee, conciliador, abanou a cauda, mas, ao verificar a ineficácia desse seu gesto, preparou-se para bater em retirada, quando os dentes afiados de Spitz lhe golpearam um dos lados e o fizeram gritar de dor, mas sempre conciliador. Em compensação, por mais que Spitz andasse de volta de Joe, este, rodando sobre os calcanhares, fazia-lhe sempre frente, o pêlo eriçado, as orelhas estendidas para trás, as feições contorcidas e a rosnar, as queixadas estalando uma contra a outra e tão depressa quanto ele conseguia e os olhos diabólicos lançando chispas—a encarnação autêntica do pavor beligerante. Tão medonho era o seu aspecto, que Spitz se viu forçado a renunciar à sua acção disciplinadora; mas, para disfarçar a sua confusão, virou-se contra o inofensivo e queixoso Billee e correu com ele até aos confins do acampamento.

A noite, Perrault arranjou ainda outro cão, um velho cão-lobo, comprido, seco e descarnado, com o focinho cheio de cicatrizes e um só olho que chispava tal valentia que impunha respeito. Chamava-se Sol-leks, quer dizer «o Irascível». Tal como Dave, nada pedia, nada dava, nada esperava; e quando, vagarosa e deliberadamente, avançou para o meio dos outros, até Spitz o deixou só. Tinha uma particularidade, que coube a Buck a infelicidade de descobrir: não gostava que se aproximassem dele pelo lado do olho cego. Foi involuntariamente que Buck cometeu tal ofensa, e sã teve consciência da sua indiscrição quando Sol-leks se atirou a ele e lhe rasgou-a espádua até ao osso, de cima a baixo, no comprimento de oito a dez centímetros.

<< Página Anterior

pág. 15 (Capítulo 2)

Página Seguinte >>

Capa do livro O apelo da floresta
Páginas: 99
Página atual: 15

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
Capítulo 6 67
Capítulo 7 82
Capítulo 1 1
Capítulo 2 13
Capítulo 3 23
Capítulo 4 39
Capítulo 5 50