Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 5: V

Página 271
Olhos de raparigas entre as folhas. Raparigas modestas e travessas. Todas louras ou ruivas: nada de morenas. Coram mais facilmente. Ora essa!

6 de Abril Ela recorda o passado, por certo. Lynch diz que todas as mulheres o fazem. Então deve recordar os momentos da sua infância - e da minha, se é que eu alguma vez fui criança. O passado é consumido no presente e o presente só vive porque produz o futuro. As estátuas de mulheres, se Lynch tem razão, deviam estar sempre completamente vestidas, com uma das mãos da mulher a apalpar com mágoa as suas partes posteriores.

6 de Abril, mais tarde. Michael Robartes recorda a beleza esquecida e, quando os seus braços a envolvem, aperta nos braços o encanto que há muito desapareceu do mundo. Isso não. De forma alguma. Eu desejo apertar nos meus braços o encanto que ainda não veio ao mundo.

10 de Abril Levemente, na noite pesada, por entre o silêncio da cidade que passou dos sonhos a um sono" sem sonhos, como um amante fatigado que cessou as suas carícias, o som de cascos de cavalos na rua. Mais forte o som, agora que se aproximam da ponte; e, por um momento, quando passam junto das janelas apagadas, o silêncio é fendido pelo seu tropel, como por uma flecha. Agora, já se ouvem ao longe ferraduras que brilham no meio da noite pesada, como jóias, trotando pelos campos adormecidos até ao final da viagem - com que fim? -, levando que novas?

11 de Abril. Li o que escrevi na noite passada. Palavras vagas para uma emoção vaga. Ela gostaria delas? Penso que sim. Então 'U também teria de gostar.

13 de Abril. Há muito tempo que não penso no infundíbulo.

Procurei a palavra e concluí que é bom inglês, inglês vernáculo. Raios partam o deão dos estudos e o seu funil! Veio para cá ensinar-nos a sua língua ou aprendê-la connosco? Raios o partam, em qualquer das hipóteses!

14 de Abril, John Alphonsus Mulrennan acaba de voltar do Oeste da Irlanda.

<< Página Anterior

pág. 271 (Capítulo 5)

Página Seguinte >>

Capa do livro Retrato do Artista Quando Jovem
Páginas: 273
Página atual: 271

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
I 1
II 57
III 103
IV 156
V 186