Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 1: I

Página 39

Um dos rapazes tinha feito o desenho por brincadeira. Tinha uma cara cómica, mas parecia mesmo um homem com barba. E, na parede de outro compartimento estava escrito, com uma bela caligrafia: «Júlio César escreveu O Belo Galo».

Talvez fosse por isso que eles tinham ido para lá, por ser um local onde se escreviam coisas por brincadeira. Mas, de qualquer forma, era estranho que Athy tivesse dito as coisas daquela maneira. Não se tratava de uma brincadeira, porque eles tinham fugido. Olhou, como os outros, para o outro lado do pátio, e começou a sentir medo.

Finalmente, Fleming disse:

- E teremos todos de ser castigados pelo que os outros fizeram?

- Eu não volto para cá, podem crer - disse Cecil Thunder. Três dias de silêncio no refeitório e palmatoadas por tudo e por nada.

- Sim - disse Wells. - E o velho Barrett tem uma nova maneira de dobrar a nota do castigo, de modo que não se consegue abrir o papel e saber quantas palmatoadas vamos levar. Eu também não volto para cá.

- Pois - disse o Cecil Thunder -, e o prefeito dos estudos esteve no segundo ano, esta manhã.

- Vamos revoltar-nos - disse Fleming. - Acham bem?

Os rapazes ficaram em silêncio. O próprio ar estava muito silencioso e ouviam-se os bastões do críquete, mas mais lentamente do que antes: pique, poque.

Wells perguntou:

- O que é que vão fazer-lhes?

- O Simon Moonan e o Colmilhos vão ser açoitados - disse Athy - e os rapazes mais velhos podem escolher entre serem açoitados ou expulsos.

- E o que é que eles escolheram? - perguntou o rapaz que tinha falado primeiro.

- Todos preferem a expulsão, excepto o Corrigan - respondeu Athy, - Vai ser açoitado por Mr. Gleeson.

- Eu sei porquê - disse Cecil Thunder. - Ele é que faz bem e os outros fazem mal, porque a marca das vergastadas desaparece ao fim de pouco tempo, mas um rapaz que foi expulso do colégio fica com essa marca por toda a vida.

<< Página Anterior

pág. 39 (Capítulo 1)

Página Seguinte >>

Capa do livro Retrato do Artista Quando Jovem
Páginas: 273
Página atual: 39

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
I 1
II 57
III 103
IV 156
V 186