Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 6: TUMAI DOS ELEFANTES

Página 131
Uma vez estremeceram e fitaram as orelhas para a frente, ao ouvirem o tilintar de um grilhão na floresta, mas era Pudmini, a elefanta favorita de Petersen Sàibe, com a corrente rebentada rente à perna, grunhindo ofegante na subida da encosta. Devia ter quebrado as amarras e vindo directamente do acampamento de Petersen Sàibe; Tumai Pequeno viu outro elefante, um que ele não conhecia, com fundas escoriações de cordas no dorso e no peito. Também esse devia ter fugido de qualquer acampamento das serras vizinhas.

Por fim, já não se ouvia qualquer ruído de mais elefantes a moverem-se na floresta, e Cala Nague rebolou do seu posto entre as árvores, dirigindo-se para o meio da chusma a resmungar e a gorgolhar, e todos os elefantes se puseram a falar na sua língua e a andar de um lado para o outro.

Sempre estendido, Tumai Pequeno via abaixo de si dezenas e dezenas de largos dorsos, orelhas agitadas, trombas em movimento e olhos pequeninos a revolverem-se. Ouvia o matraquear dos colmilhos ao cruzarem-se com outros por acaso, o raspar seco das trombas entrelaçadas, o roçar de enormes flancos e espáduas da multidão, e as repetidas chicotadas das grandes caudas. Uma nuvem então encobriu a Lua e ele ficou na mais negra escuridão; mas os apertos, empurrões e gorgolhos tranquilos e constantes continuaram do mesmo modo. Sabia que Cala Nague estava rodeado de elefantes e que não havia possibilidade de o fazer sair da assembleia, ferrou por isso os dentes e tiritou. Numa queda havia ao menos os archotes e o berreiro, mas aqui achava-se completamente calado e às escuras, e de uma vez uma tromba ergueu-se e tocou-lhe no joelho.

Depois um elefante pôs-se a urrar e todos lhe seguiram o exemplo durante cinco ou dez terríveis segundos.

<< Página Anterior

pág. 131 (Capítulo 6)

Página Seguinte >>

Capa do livro O Livro da Selva
Páginas: 158
Página atual: 131

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
OS IRMÃOS DE MÁUGLI 1
A CAÇADA DE CÁ 24
TIGRE! TIGRE! 53
A FOCA BRANCA 74
RÍQUI -TÍQUI -TÁVI 97
TUMAI DOS ELEFANTES 115
SERVIDORES DE SUA MAJESTADE 138