Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 7: SERVIDORES DE SUA MAJESTADE

Página 147

- Ohb! E escolheis essa ocasião para pastar, não é assim? - interrogou a mula nova.

- Essa ocasião ou outra qualquer. É sempre bom comer. Comemos até sermos de novo atrelados, para puxar de novo a peça para onde Dois Rabos a espera. Às vezes há na cidade grandes peças que respondem e alguns dos nossos são mortos, então mais rende o pasto para os que ficam. É o destino, e nada mais. Na verdade, Dois Rabos é um grande cobarde. Essa é a maneira de combater. Somos irmãos oriundos de Hapur. Nosso pai era touro sagrado de Xiva. Temos dito.

- Ora, sempre aprendi alguma coisa esta noite - disse o cavalo do regimento. - Vós, senhoras da bateria de montanha, sentis vontade de comer quando estais a ser alvejadas pelas peças grandes e Dois Rabos fica atrás de vós?

- Tanto, pouco mais ou menos, como nos sentimos inclinadas a deitar-nos e permitir que os homens se estendam em cima de nós ou a arremeter contra gente munida de facas. Nunca ouvi tais loucuras. Dai-lhe uma saliência na montanha, uma carga bem equilibrada, um condutor em quem se possa confiar que nos deixará escolher o nosso caminho, e estou às vossas ordens, mas as outras coisas, não! - disse Biddy, dando uma patada no chão.

- É evidente - comentou o cavalo do regimento - que não somos todos feitos do mesmo modo, e vejo muito bem que a vossa família do lado paterno não conseguiria compreender muita coisa.

- Deixa em paz a minha família da parte de meu pai ripostou Biddy, colérica, pois todas as mulas se aborrecem com que lhes lembrem que o pai era jumento. - Meu pai era um senhor meridional, capaz de derrubar, morder e desfazer aos coices todo o cavalo que lhe aparecesse. Lembra-te disso, grande Brumby castanho.

Brumby quer dizer cavalo selvagem sem qualquer domesticação.

<< Página Anterior

pág. 147 (Capítulo 7)

Página Seguinte >>

Capa do livro O Livro da Selva
Páginas: 158
Página atual: 147

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
OS IRMÃOS DE MÁUGLI 1
A CAÇADA DE CÁ 24
TIGRE! TIGRE! 53
A FOCA BRANCA 74
RÍQUI -TÍQUI -TÁVI 97
TUMAI DOS ELEFANTES 115
SERVIDORES DE SUA MAJESTADE 138