O Livro da Selva - Cap. 3: TIGRE! TIGRE! Pág. 60 / 158

Máugli tocou-os para a borda da planície, onde o rio Ueinganga saía da selva, então deixou-se escorregar do cachaço de Rama, correu para um maciço de bambus e encontrou o Irmão Cinzento.

- Ah! - disse o Irmão Cinzento. - Há muitos dias que te espero aqui. Que significa este emprego de guardar gado?

- É uma ordem - disse Máugli. - Sou pastor da aldeia por algum tempo. Que novas há de Xer Cane?

- Já voltou para estes sítios e há muito que espera aqui por ti. Agora abalou outra vez, porque a caça é pouca. Mas tenciona matar-te.

- Muito bem - disse Máugli. - Enquanto andar ausente, senta-te tu, ou um dos teus irmãos, naquele rochedo, de modo que eu te possa ver quando saio da aldeia. Quando regressar, espera-me 1).0 barranco junto à doque [árvore], no meio da planície. Não temos necessidade de nos irmos meter na boca de Xer Cane.

Depois Máugli escolheu uma sombra e deitou-se a dormir, enquanto os búfalos pastavam em redor. Guardar gado na Índia é uma das coisas mais ociosas do mundo. Os bois deslocam-se a mascar, deitam-se e andam de novo e nem sequer mugem. Apenas rosnam, e os búfalos raramente dizem algo, mas metem-se nos charcos lodosos um após outro e vão-se enterrando na lama, até que só os focinhos e os olhos fitos, de azul-da-china, se vêem à superfície, e ali se deixam estar como cepos. O sol põe os rochedos a dançar no calor e os pastorinhos ouvem um milhafre (e nunca mais de um) a assobiar no ar, fora do alcance da vista, e sabem que, se morressem ou morresse uma vaca, o milhafre se arrojaria sobre eles, e o milhafre seguinte, a milhas dali, vê-la-ia descer e segui-la-ia com outro e outro, até que, prestes a morrerem, haveria duas dezenas de milhafres esfaimados saídos de nenhures. Os pastores dormem, acordam e voltam a dormir, fazem cestinhas de erva seca para lá meterem saltões; apanham dois louva-a-deus e metem-nos à bulha; enfiam bagas silvestres, pretas e vermelhas, para formar um colar; observam um sardão a aquecer-se ao sol numa rocha, ou uma serpente a caçar uma rã, perto dos charcos.





Os capítulos deste livro