Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 4: A FOCA BRANCA

Página 76
Onde estiveste?

Não era de bom-tom, para Rompão Marinho, comer fosse o que fosse durante os quatro meses que passava nas praias, e por isso andava em geral de mau humor. Matcá sabia que o melhor era não retorquir. Olhou em redor e arrulhou:

- Que boa ideia tiveste! Voltaste a tomar o velho sítio.

- Parece-me que sim - disse Rompão Marinho. - Olha para mim!

Estava arranhado e sangrava em vinte pontos, tinha um olho quase cego e os flancos rasgados em tiras.

- Oh, que homens, que homens! - disse Matcá, abanando-se com a barbatana traseira. - Porque não haveis de ter juízo e ocupar tranquilamente os vossos lugares? Parece que tens andado a bater-te com a orca.

- Não tenho feito outra coisa senão bater-me desde meados de Maio. A praia está vergonhosamente apinhada este ano. Já encontrei pelo menos cem focas da praia de Lucanon à procura de casa. Porque não há-de cada um ficar na sua terra?

- Já muitas vezes me tenho lembrado de que seríamos muito mais felizes se saíssemos na ilha das Lontras em vez de virmos para este sítio apinhado - disse Matcá.

- Bah! Só os holuchiqui vão para a ilha das Lontras. Se para lá fôssemos, haviam de dizer que tínhamos medo. Temos de manter as aparências, minha querida.

Rompão Marinho recolheu orgulhosamente a cabeça entre os gordos ombros e fingiu adormecer durante alguns minutos, mas sem deixar de estar alerta para um combate. Agora, que todas as focas com suas mulheres estavam em terra, podiam-se ouvir os clamores no mar, a milhas dali, por cima das mais violentas ventanias. Pelos cálculos mais baixos, havia para cima de um milhão de focas na praia - focas velhas, focas mães, bebezinhos e holuchiqui, a bater-se, a brigar, a balir, a rastejar e a brincarem umas com as outras -, descendo para o mar e subindo de lá em magotes -, regimentos, cobrindo todos os palmos de terreno até onde a vista podia alcançar e escaramuçando por todos os lados em brigadas, através do nevoeiro.

<< Página Anterior

pág. 76 (Capítulo 4)

Página Seguinte >>

Capa do livro O Livro da Selva
Páginas: 158
Página atual: 76

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
OS IRMÃOS DE MÁUGLI 1
A CAÇADA DE CÁ 24
TIGRE! TIGRE! 53
A FOCA BRANCA 74
RÍQUI -TÍQUI -TÁVI 97
TUMAI DOS ELEFANTES 115
SERVIDORES DE SUA MAJESTADE 138