Uma morte solitária pode ser terrível, mas uma morte universal, e indolor como esta parece ser, não é, na minha opinião, uma questão para suscitar apreensão. Na verdade, até poderia concordar com a pessoa que tivesse a opinião de que o terror reside na ideia de sobreviver quando tudo o que é dou to, famoso e exaltado desapareceu.
- Então, que propõe que façamos? -perguntou Summerlee, que por uma vez tinha concordado com o raciocínio do seu irmão cientista.
- Que almocemos - disse Challenger, quando o som de um gongo se ouviu pela casa. - Temos uma cozinheira cujas omeletas só são suplantadas pelas suas costeletas. Só podemos confiar que nenhuma perturbação cósmica tenha prejudicado as suas capacidades excelentes. O meu Scharzberger de 96 também tem de ser salvo, na medida em que os nossos esforços fortes e unidos forem capazes de o fazer, do que seria um desperdício deplorável de uma grande colheita. - Tirou o corpo pesado de cima da secretária, onde tinha estado sentado enquanto anunciava o fim do planeta. - Venham - disse. - Se nos resta pouco tempo, maior é a necessidade de o passarmos numa diversão sóbria e razoável.
E, realmente, revelou-se uma refeição muito alegre. É verdade que não podíamos esquecer a situação terrível em que nos encontrávamos. A grande solenidade do acontecimento pairou sempre no fundo das nossas mentes e temperou os nossos pensamentos. Mas, seguramente, é a alma que nunca enfrentou a Morte que foge mais dela no fim. Para cada um de nós, homens, ali presentes, tinha sido uma presença familiar durante uma grande época das nossas vidas. Quanto à senhora, confiava na orientação forte do seu poderoso marido e estava bastante satisfeita por ir para onde o rumo dele pudesse levá-los. O futuro era o nosso Destino. a presente pertencia-nos. Passámo-lo em boa camaradagem e agradável diversão. As nossas mentes estavam, como já disse, singularmente lúcidas. Até eu dizia coisas brilhantes de vez em quando. Quanto a Challenger, foi maravilhoso! Eu nunca me tinha apercebido plenamente da grandeza elementar do homem do alcance e poder da sua compreensão. Summerlee contradisse-o com o seu coro de críticas levemente ácidas, enquanto Lorde John e eu ríamos da contenda; e a senhora, com a mão sobre a manga do marido, controlava os acessos do filósofo. Vida, morte, destino, o destino do homem - foram os temas estupendos daquela hora memorável, tomada vital pelo facto de que enquanto a refeição progredia, estranhas e súbitas exaltações na minha mente e formigueiros nos meus membros proclamavam que a maré invisível da Morte estava a erguer-se lentamente e com suavidade à nossa volta.