Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 2: Capítulo 2

Página 29

- Bem - declarou Summerlee -, uma vez que pede a minha opinião, parece-me um recuo indesculpável para a Idade da Pedra, ou antes dela. Eu sou um homem do século vinte, e gostaria de morrer como um homem razoável e civilizado. Estou convencido de que não tenho mais medo da morte do que vocês, pois sou um homem de certa idade, e, aconteça o que acontecer, não terei muito mais tempo de vida; mas é completamente contra a minha natureza sentar-me à espera, sem luta, como um carneiro à espera de entrar para o matadouro. Tem a certeza de que não podemos fazer nada, Challenger?

- Para nos salvar... nada - declarou Challenger. - Para prolongar as nossas vidas algumas horas, para vermos, assim, a evolução desta terrível tragédia antes de sermos realmente envolvidos nela... isso pode estar ao meu alcance. Tomei algumas medidas ...

- O oxigénio?

- Exactamente. O oxigénio.

- Mas que efeito pode o oxigénio ter face a um envenenamento do éter? Não existe maior diferença de qualidade entre um fragmento de tijolo e um gás do que entre o oxigénio e o éter. São planos de matéria diferentes, que não podem colidir um com o outro. Vá lá, Challenger, não vai defender-essa tese.

- Meu bom Summerlee, este veneno etéreo é com toda a certeza influenciado por agentes materiais. Constatamo-lo nos métodos e distribuição da eclosão. Não devíamos tê-lo esperado a priori, mas é indubitavelmente um facto. Por isso, sou fortemente da opinião de que um gás como o oxigénio, que aumenta a vitalidade e o poder de resistência de um corpo, adiaria muito provavelmente a acção daquilo a que chamou tão alegremente daturon. Pode ser que esteja enganado, mas tenho toda a confiança na exactidão do meu raciocínio.

- Bem - disse Lorde John -, se tivermos de nos sentar a chupar nesses tubos como tantos bebés nos seus biberões, eu não quero nenhum.

- Não haverá necessidade disso - replicou Challenger. - Tomámos medidas ... é principalmente à minha mulher que elas se devem ... para que a sua salinha íntima ficasse tão estanque quanto possível. Com esteiras e papel envernizado.

- Céus, Challenger, não está convencido de que pode manter o éter afastado com papel envernizado?

- Na verdade, meu amigo, é um pouco perverso ao não perceber o objectivo. Não é para manter o éter afastado que nos demos a tanto trabalho. É para manter o oxigénio lá dentro. Estou convencido de que, se conseguirmos manter uma atmosfera hiperoxigenada até um certo ponto, conseguiremos reter os nossos sentidos. Eu tinha dois tubos desse gás, e vocês trouxeram-me mais três. Não é muito, mas é alguma coisa.

- Quanto tempo vão durar?

<< Página Anterior

pág. 29 (Capítulo 2)

Página Seguinte >>

Capa do livro O Dia em que o Mundo Acabou
Páginas: 72
Página atual: 29

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
Capítulo 1 1
Capítulo 2 18
Capítulo 3 31
Capítulo 4 44
Capítulo 5 53
Capítulo 6 65