Isto também contribuiu, tal como os mares que nos unem ao mundo, para conferir-nos um matiz novelesco. Quando são tantos os que têm os seus seres amados para lá dos mares, passeando no meio das balas dos montanheses, ou pelas terras pantanosas em que espreita a malária, em lugares em que a morte chega subitamente e a distância é grande, os espíritos estabelecem comunhão com os espíritos, e contam-se estranhas histórias de sonhos, pressentimentos ou visões, nas quais a mãe vê o filho moribundo, e quando lhe chega a mensagem que lhe traz a notícia, já ela superou o mais acerbo da sua dor.
Os sábios estudaram ultimamente o problema e etiquetaram-no com um nome; mas que mais podemos saber do mesmo, a não ser que uma alma dorida e angustiada é capaz, quando se encontra acossada e maltratada, de projectar através da Terra, à distância de dez mil milhas, uma imagem das suas dificuldades, para que a capte a alma que é mais afim da sua? Longe de mim afirmar que não existe dentro de nós semelhante poder.
Entre todas as coisas que o nosso cérebro chegará um dia a compreender, a última será, certamente, ele próprio; apesar disso, é bom proceder com cautela nessas matérias porque, numa ocasião pelo menos, eu vi que uma coisa que cabia perfeitamente dentro das leis da Natureza, parecia estar muito para lá do limite das mesmas.
John Vansittart era o sócio mais novo da firma Hudson & Vansittart, exportadores de chá da ilha de Ceilão, e embora nas suas três quartas partes confirmasse a sua ascendência holandesa, era completamente inglês de coração.