O Sinal dos Quatro - Cap. 8: 8 - O Bando de Baker Street Pág. 76 / 133

- Na América do Sul - aventurei.

Holmes estendeu a mão e tirou da estante um grosso livro.

- Este é o primeiro volume de um dicionário geográfico que está a ser agora publicado. Podemos considerá-lo como a melhor e mais actualizada obra neste género. Que temos aqui?

»Ilhas Andamão, situadas a 340 milhas a norte de Sumatra, no golfo de Bengala.

»Hum!, hum! Que é isto? Clima húmido, recifes de coral, tubarões, Port Blair, prisões, ilha de Rutland, plantações de algodão... Ah, aqui está!

»Os aborígenes das ilhas Andamão talvez possam ser considerados como sendo a raça mais pequena que existe sobre a Terra, embora alguns antropólogos prefiram certos aborígenes de África ou índios da América do Norte e da Terra do Fogo. A sua altura média não chega a 1,20 m, existindo, porém, bastantes adultos de altura muito inferior. São indivíduos ferozes, insociáveis, intratáveis, mas capazes de uma amizade profunda quando se alcança a sua confiança.

»Repare bem nisto, Watson. Ouça agora o que se segue.

»São naturalmente hediondos, tendo cabeças grandes e deformadas, olhos pequenos e cruéis, feições distorcidas. Os pés e as mãos são singularmente pequenos. Mostram-se tão intratáveis e ferozes que falharam todas as tentativas dos oficiais britânicos para os subjugar. Sempre foram um terror para os sobreviventes dos naufrágios. Abriam-lhes os miolos com as suas maças de cabeça de pedra ou matavam-nos com setas envenenadas. Estes massacres terminam invariavelmente com um banquete canibal.

»Um povo simpático e amigável, Watson! Se tivessem dado rédea solta a este tipo o caso ter-se-ia tornado muito mais sinistro. Calculo que, mesmo assim, Jonathan Small daria tudo para nunca o ter contratado.





Os capítulos deste livro