Eneida - Cap. 6: Eneias no Mundo das Sombras Pág. 121 / 235

(Continuou)

— Esses espíritos que vês amontoados nas margens do Letes já sofreram a punição e as manchas de culpa foram-lhes lavadas pelas torrentes espumantes ou queimadas pelos fogos purificadores. Depois disso, vieram então para estes Campos Elísios e aqui permanecem até que a última mancha seja totalmente apagada, nada restando senão o espírito imaculado. Não se passarão menos de mil anos antes que um espírito, inocente agora de qualquer pecado, esteja pronto para ser reencarnado. Então, a chamado divino, as almas purificadas vêm para as margens do Letes e, bebendo das suas águas, perdem toda a lembrança da sua vida anterior na terra e retornam à luz superior.

Acabando de falar, Anquises levou Eneias para o meio de uma grande aglomeração fantasmagórica. Juntamente com a Sibila subiram a um outeiro donde pudessem ver e conhecer melhor os que ali se reuniam.

— Vem — disse Anquises — e mostrar-te-ei, dentro do que posso, algo das glórias que daqui em diante acompanharão a descendência dardania, que netos terás na Itália, que almas ilustres hão de herdar o teu nome.

Vem e revelar-te-ei os teus destinos. Aquele jovem que se encosta a uma lança inofensiva, o primeiro da linha que se prepara para respirar os ares do céu, é teu filho, Eneias, o mais moço de todos os que te dará Lavínia, tua esposa, em idade avançada. Seu nome será Sílvio e ele, misturando o seu sangue ao que corre nas veias italianas, fundará uma nova dinastia. Aquele próximo dele é o espírito de Procas, que será um dos maiores heróis da nação troiana e um dos primeiros daquela descendência a sentar-se no trono da nação que ergueras, meu filho. Lago em seguida, estão as almas de Cápis, Numitor e Sílvio Eneias, que te fará reviver o nome, também notável pela piedade e pelo valor nas armas. Os dois primeiros fundarão as cidades de Nomento Gábios e de Fidena, respecrivamente, e muitas outras serão também erigidas em campos que agora nem nome têm. A suma sacerdotisa fila dará à luz um filho, Rómulo, cujo pai será o deus da guerra, Marte. Como este, o filho usará um capacete com duas plumas e a ele Marte destinou grandes feitos guerreiros na terra.





Os capítulos deste livro