Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 
> > > Página 122

Capítulo 6: Eneias no Mundo das Sombras

Página 122

Reinará sobre a ínclita Roma, cidade de varões ilustres e cujas torres se elevarão de sete colinas dentro dos muros protectores. Sob os seus auspícios, a núncio romana estenderá o seu poder pelas terras e igualará, no seu merecimento, o próprio Olimpo. Volta agora os teus olhos para mais adiante e vê César, chamado Júlio, o teu segundo filho Iulo — agora chamado Ascânio —, e lá Augusto César, filho de Júlio, que trará a Idade do Ouro a Lácio. Governará o seu povo com mão bondosa, procurará a paz abençoada e fará leis que levarão a justiça até ao mais humilde dos súbditos. Os seus domínios estender-se-ão por toda a África e Ásia, até às terras bárbaras do Norte, que também se curvarão ao seu jugo. Nem mesmo Hércules reinou algum dia sobre uma tão grande extensão de terras.

E Anquises apontou muitos outros que, no devido tempo, subiriam à terra e tomariam parte em importantes acontecimentos:

— Ali estão os reis Tarquínios e Bruto vingador, e Paulo Emílio, que destruirá Argos, e Micenas de Agamenão, vencendo Perseu da Macedónia, assim vingando os antepassados de Tróia e os templos profanados de Minerva. O grande Catão, a geração dos Gracos e os dois Cipiões, flagelos da guerra na Líbia. Outros povos terão sem dúvida melhores escultores, melhores advogados, melhores astrónomos e melhores matemáticos, mas sol povo romano caberá a tarefa de impor as leis, governar os povos, propor as condições de paz, poupar os submissos e subjugar os soberbas. Vês que vem entrando Cláudio Marcelo, armado de ricos despojos. Será o maior de todos os heróis, sustentando a república romana, destruindo os cartagineses e subjugando o rebelde gaulês.

Assim iam Eneias, Anquises e a Sibila percorrendo a região e vendo todas aquelas coisas. O coração de Eneias rejubilava e o seu animo exalava-se ao sentir o destino glorioso que os deuses tinham reservado à sua descendência. Anquises instruía-o sobre o carácter e modos dos povos do Lácio, para onde logo iria. Disse-lhe das guerras que iria enfrentar, dos trabalhos por que passaria e da melhor maneira para sair das dificuldades.

<< Página Anterior

pág. 122 (Capítulo 6)

Página Seguinte >>

Capa do livro Eneida
Páginas: 235
Página atual: 122

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
A Queda de Tróia 1
Partem os Troianos 20
Eneias Chega a Cartago 38
Eneias e Dido 57
Os Jogos Fúnebres 79
Eneias no Mundo das Sombras 102
Os Troianos Desembarcam na Itália 124
Eneias em Apuros 141
Os troianos são Cercados 157
A Assembleia dos Deuses 177
O Rei Latino Pede Paz 195
O Combate Final 215