Eneida - Cap. 9: Os troianos são Cercados Pág. 159 / 235

Próximo do acampamento, cercada de três lados por paliçadas de madeira e do quarto lado pela vastidão do rio Tibre, estava ancorada a frota dardania. Para ela se voltou então a atenção de Turno, que ordenou aos seus homens que trouxessem archotes. Uma chuva de fogo caiu sobre os barcos. O céu rebrilhava com o seu clarão e uma fumaça escura como mortalha encobria tudo. Entretanto, apesar de choverem archotes aos milhares, as embarcações desafiavam o fogo e não se incendiavam.

Ó Musas, que divindade salvou a frota troiana de incêndio tão desastroso? Dizei se é verá a tradição segundo a qual, há muitos anos, quando Eneias, ainda nas encostas do monte Ida, próximo às ruínas de Tróia, se aprestava a fim de partir para o exílio, Cibele, a própria mãe dos deuses, assim falou a Júpiter:

— Concede, ó filho, a mim que te peço, o que tua querida mãe te roga, agora que és senhor do Olimpo. Tenho uma floresta de pinheiros, de mim estimada há longos anos, nas encostas escuras do monte Ida. Lá, os troianos me levavam oh erras e agora eu, de bom grado, cedi algumas árvores a Eneias para que construísse a sua frota. Entretanto, um grande receio me atormenta e quero que me livres dele. Peço-te que, mesmo batidos pelos ventos, arremessados pelas forças das ondas e atingidos pelas chamas, não sejam esses navios destruídos. Que a sua madeira sagrada os preserve sempre!

Júpiter, na sua omnipotência, respondeu-lhe:

— Ó mãe, porque pedes que navios construídos por mãos mortais sejam imortais? Porque pedes que a Eneias seja dada tal protecção dos céus contra todos os perigos? Nem mesmo a um deus se concedem tais coisas. Mas eu prometo-te que um dia, quando as naus do herói troiano o tiverem transportado para as praias da Itália, na foz mesma do Tibre, eu lhes darei a imortalidade e elas perderão a forma actual que têm. Transformar-se-ão em deusas do mar azul e juntar-se-ão a Doto, Galateia e a outras filhas de Nereu — bando alegre de ninfas que se divertem em incontidas evoluções no seio das ondas espumosas.





Os capítulos deste livro