Já eles se aproximavam da Bretanha e eram avisados do acampamento (80), quando de súbito se levantou tão violenta tempestade que nenhum deles pôde manter a direcção: uns foram levados para o seu ponto de partida; outros, não sem correrem grande perigo, empurrados para a parte inferior e ocidental da ilha; ali lançaram âncora, mas bem depressa, inundados pelas vagas, foram forçados a voltar ao alto mar em plena noite e alcançaram o continente.
XXIX - Quis a sorte que essa mesma noite fosse de lua cheia (81), dia em que as marés do Oceano são habitualmente as mais altas. Os nossos soldados ignoravam-no. Assim num instante os navios longos, de que César se servira para o transporte do exército, e que pusera em seco na praia, se viram cheios de água, enquanto os navios de transporte, que estavam ancorados, eram batidos pela tempestade, sem que os nossos tivessem alguma maneira de os manobrar ou de os socorrer. Um grande número de navios ficaram partidos; os outros, tendo perdido cabos, âncoras e outros aparelhos, não estavam em condições de navegar: esta situação, como era inevitável, espalhou uma grande consternação por todo o exército (82). Com efeito, não havia outros navios que nos voltassem a transportar, faltava-nos quanto era necessário para os reparar e, como todos pensavam que se devia invernar na Gália, não se fizera nenhuma provisão de trigo para passar o Inverno nestes lugares.
XXX - Quando estas circunstâncias foram conhecidas por eles, os principais Bretões que, depois da batalha, tinham vindo procurar César, entre eles reuniram um conselho: vendo os Romanos desprovidos de cavalaria, de barcos e de trigo, e ajuizando do pequeno número das nossas tropas pela pequena extensão do campo, que estava tanto mais apertado quando César tinha trazido as suas legiões sem bagagens, acreditaram que o melhor partido a tomar era o de se revoltarem, cortar-nos o trigo e os víveres, e fazer durar a campanha até ao Inverno, contando que se conseguissem bater-nos e fechar-nos o regresso, ninguém dali em diante teria audácia para levar a guerra à Bretanha.