Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 7: LIVRO V

Página 114
Mas os filhos que nascem desta comunidade são considerados como pertencentes àquele que introduziu a mãe, ainda rapariga, na casa.

XV - Os cavaleiros e os carros inimigos travaram um vivo combate com a nossa cavalaria enquanto estávamos em marcha (98); no entanto, os nossos em toda a parte tiveram vantagem e repeliram-nos para os bosques e as colinas; mas, depois de terem feito uma grande carnificina, perseguiram-nos com demasiado ardor e perderam alguns dos seus. Algum tempo depois, quando os nossos de nada desconfiavam e se ocupavam com os trabalhos do campo, de repente lançaram-se das suas florestas, caíram sobre os que estavam de guarda em frente do campo e com eles travaram um violento combate; duas coortes, as primeiras das duas legiões, foram enviadas por César em seu socorro: tomaram posição não deixando entre elas senão um intervalo muito pequeno; o inimigo, vendo-as surpreendidas com este novo género de combate, precipitou-se com extrema audácia entre as duas coortes e saiu-se bem sem perdas. Nesse dia, Quinto Labério Duro, tribuna militar, pereceu. Lança-se na batalha um maior número de coortes; o inimigo é repelido.

XVI - No decorrer deste tipo de combate, travado diante dos olhos de todos e em frente do campo, compreende-se que os nossos soldados, carregados com armas pesadas, não podendo perseguir o inimigo se ele retirasse e não ousando afastar-se das suas insígnias, estivessem pouco preparados para tal adversário; que o combate oferecesse também grandes perigos aos nossos cavaleiros, porque quase sempre os Bretões fingiam fugir e, quando atraíam os nossos para longe das legiões, saltavam dos carros e tratavam a pé um combate desigual. Este sistema de combate de cavalaria oferecia exactamente o mesmo perigo para o perseguidor e para o perseguido.

<< Página Anterior

pág. 114 (Capítulo 7)

Página Seguinte >>

Capa do livro A Guerra das Gálias
Páginas: 307
Página atual: 114

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
PREFÁCIO 1
CRONOLOGIA SUMÁRIA DA VIDA DE CÉSAR 7
LIVRO I 10
LIVRO II 47
LIVRO III 67
LIVRO IV 84
LIVRO V 105
LIVRO VI 140
LIVRO VII 167
LIVRO VIII 224
ÍNDICE HISTÓRICO E GEOGRÁFICO 256
NOTAS 299