Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 3: LIVRO I

Página 16
Depois de os ter repelido em vários recontros, em sete dias chega a Ócelo, que é a última praça da Província Citerior, no território dos Vocôncios, na Província Ulterior; dali, leva o exército para o território dos Alóbroges, e dos Alóbroges aos Segusiavosf (15). São os primeiros habitantes fora da Província para além do Reno.

XI - Os Helvécios tinham já feito passar as suas tropas pelos desfiladeiros (16) e pelo território dos Sequanos, e chegaram ao território dos Éduos, de que devastavam os campos. Os Éduos, não podendo defender-se, a si e aos seus bens, enviam embaixadores para pedir socorro a César: «Tinham, sermre (17), diziam eles, prestado bons serviços ao povo romano para que não fosse permitido que, quase diante dos olhos do nosso exército, os seus campos fossem devastados, os seus filhos levados em escravidão, as suas praças tomadas de assalto.» Ao mesmo tempo os Ambarros, amigos dos Éduos e do mesmo sangue que eles, informam César que os seus campos são devastados e que têm dificuldade em defender as suas cidades das violências do inimigo. Também os Alóbroges, que tinham aldeias e propriedades do outro lado do Hódano, se refugiam junto de César, e lhe declaram que não lhes resta mais que o solo dos seus campos. Comovido por estas queixas, César decide que não pode esperar que, depois de terem consumado a ruína dos nossos aliados, os Helvécios cheguem ao território dos Sântones.

XII - O Saône é um rio que, através da região dos Éduos e dos Sequanos, corre para o Ródano com uma tão inacreditável lentidão, que o olhar não pode ajuizar da direcção do seu curso. Os Helvécios atravessavam-no em jangadas e em barcos presos uns aos outros. Quando César soube pelos seus batedores que três quartos das tropas dos Helvécios, tinham já atravessado o rio e que o último quarto estava ainda aquém do Saône, partiu do seu campo (18) à terceira vigília com três legiões e alcançou este quarto que ainda não passara o rio.

<< Página Anterior

pág. 16 (Capítulo 3)

Página Seguinte >>

Capa do livro A Guerra das Gálias
Páginas: 307
Página atual: 16

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
PREFÁCIO 1
CRONOLOGIA SUMÁRIA DA VIDA DE CÉSAR 7
LIVRO I 10
LIVRO II 47
LIVRO III 67
LIVRO IV 84
LIVRO V 105
LIVRO VI 140
LIVRO VII 167
LIVRO VIII 224
ÍNDICE HISTÓRICO E GEOGRÁFICO 256
NOTAS 299