Instintivamente deu um passo para ele: e ficaram um instante isolados, falando baixo, em quanto D. Maria os observava, sorrindo, cheia já de benevolência, pronta já a abençoá-los maternalmente.
- Estive para não vir, dizia a condessa, que parecia nervosa. O Gastão fez-se tão desagradável hoje! E naturalmente tenho de ir amanhã para o Porto.
- Para o Porto?...
- O papá quer que eu lá vá, são os anos dele...
Coitado, vai-se fazendo velho, escreveu-me uma carta tão triste... há dois anos que me não vê...
- O conde vai?
- Não.
E a condessa, depois de dar um sorriso ao ministro da Baviera, que a cumprimentava de passagem, aos pulinhos, acrescentou, mergulhando o olhar nos olhos de Carlos:
- E quero uma coisa.
- O quê?
- Que venhas também.
Justamente nesse instante, Teles da Gama, de programa e lápis na mão, parou junto deles:
- Você quer entrar numa poule monstro, Maia? Quinze bilhetes, dez tostões cada um... Lá em cima ao canto da tribuna está-se apostando ferozmente... A desordem fez bem, sacudiu os nervos, todo o mundo acordou... Quer v. Ex.ª também, Sr.ª condessa?
Sim, a condessa também entrava na poule. Teles da Gama inscreveu-a, e abalou atarefado. Depois foi Steinbroken que se acercou, todo florido, de chapéu branco, ferradura de rubis na gravata, mais esticado, mais loiro, mais inglês, neste dia solene de sport oficial.
- Ah, come vous êtes bele, comtesse!... Voilá une toilete merveileuse, n'est ce pas, Maia?... Est ce que nous nalons pas parier quelque chose?
A condessa contrariada, querendo falar a Carlos, risonha todavia, lamentou-se de ter já uma fortuna comprometida... Enfim sempre apostava cinco tostões com a Finlândia. Que cavalo tomava ele?
- Ah, je ne sais pas, je ne conais pas les chevaux... D'abord, quand on parie...
Ela, impaciente, ofereceu-lhe Vladimiro. E teve de estender a mão a outro finlandês, o secretário de Steinbroken, um moço loiro, lento, lânguido, que se curvara em silêncio diante dela, deixando escorregar do olho claro e vago o seu monóculo de ouro.