Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 5: Capítulo 5

Página 61

Charles e Hal pediram-lhe que descesse e fosse a pé, argumentaram com ela, suplicaram-lhe, enquanto ela se desfazia em lágrimas e importunava os Céus com a descrição da brutalidade deles.

A certa altura decidiram-se e forçaram-na a sair do trenó. Nunca mais o tornaram a fazer. Como uma criança mimada, ela fez as pernas bambas e deixou-se cair, sentada no meio da pista. Eles prosseguiram caminho, mas ela nem se mexeu. Após terem percorrido três milhas, descarregaram o trenó, voltaram para trás, e, à força, colocaram-na de novo no trenó.

No meio do seu infortúnio, tornaram-se insensíveis ao sofrimento dos cães. A teoria de Hal, que ele, aliás, punha em prática nos outros, era de que uma pessoa devia adquirir calo. Começara por a pregar à irmã e ao cunhado. Tendo falhado com estes, passou a incuti-la nos cães — a cacete. Em Five Fingers, as provisões dos cães esgotaram-se por completo e uma velha índia desdentada cedeu-lhes alguns quilos de pele de cavalo gelada em troca do revólver Colt que na anca de Hal fazia companhia à faca de mato. Esta pele, exactamente como fora arrancada das carcaças dos cavalos de uns vaqueiros e que seis meses atrás tinham sucumbido à fome, era remodelo bem miserável. Gelada como estava, assemelhava-se mais a tiras de ferro galvanizado que, uma vez no estômago dos cães, após assanhada luta, se derretiam em fibras delgadas e não nutritivas e numa massa de pêlo curto incomodativa e indigesta.

Ei passando por tudo isto, Buck lá ia, cambaleante, à cabeça da matilha, como num pesadelo. Puxava enquanto podia; quando já não podia puxar mais, deixava-se cair, e ali permanecia até que, à força de chicote e cacete, o obrigassem a pôr-se de novo em pé. Toda aquela rijeza e brilho da sua linda pelagem tinham desaparecido. O pêlo pendia agora sem vida e sujo, quando não empastado de sangue nos sítios martirizados pelo cacete de Hal. Os seus músculos definhados eram agora cordas nodosas e a carne desaparecera, de tal modo que todo o esqueleto se desenhava com nitidez perfeita através da pele folgada que se desdobrava em pregas de vazio. Era de partir o coração, só que o de Buck não se partia. O homem da camisola vermelha provara-o.

<< Página Anterior

pág. 61 (Capítulo 5)

Página Seguinte >>

Capa do livro O apelo da floresta
Páginas: 99
Página atual: 61

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
Capítulo 6 67
Capítulo 7 82
Capítulo 1 1
Capítulo 2 13
Capítulo 3 23
Capítulo 4 39
Capítulo 5 50