O apelo da floresta - Cap. 5: Capítulo 5 Pág. 62 / 99

O que se dava com Buck passava-se também com os companheiros. Autênticos esqueletos ambulantes, eram ao todo sete, incluindo ele. Na sua própria e extrema miséria tinham-se tornado insensíveis à mordidela do chicote ou à contusão do cacete. A dor da pancada era para eles monótona e distante., tal como as coisas que os seus olhos viam e os seus ouvidos ouviam e lhes pareciam monótonas e distantes. Não estavam meio vivos, nem viviam um quarto sequer. Simplesmente, não passavam de uns tantos sacos de ossos em que centelhas de vida palpitavam tenuemente. Quando havia uma paragem, deixavam-se cair como mortos e a centelha esmorecia e empalidecia, parecendo querer apagar-se. E, quando o cacete ou o chicote de novo desabavam sobre eles, a centelha tremeluzia debilmente, eles erguiam-se com esforço e continuavam a cambalear.

Um dia chegou em que Billee, o bonacheirão, caiu e não mais se levantou. Hal, que vendera o revólver pegou no machado e ali mesmo deu com ele na cabeça de Billee, depois do que desembaraçou a carcaça dos arreios e a arrastou para a berma do caminho. Buck viu, os companheiros virará, e todos perceberam que o fim estava próximo. No dia seguinte foi a vez de Koona, e deles apenas restavam cinco: Joe, enfraquecido de mais para mostrar o seu mau feitio; Pike, estropiado e coxeando, apenas meio consciente, mas inconsciente o bastante para não fingir; Sol-leks, o zarolho, sempre fiel no seu posto e irritado por lhe restarem tão poucas forças para puxar; Teek, que não viajara tanto nesse Inverno e que por isso mesmo se encontrava mais em baixo que os outros; e Buck, sempre à cabeça da matilha, mas já não impondo a disciplina, ou lutando por a impor, praticamente cego pela fraqueza e seguindo a pista através de uma miragem e pela sensação vaga dos seus pés.

O tempo era o de uma Primavera maravilhosa, mas nem os cães nem os homens davam por isso. Cada dia que passava, o Sol nascia mais cedo e punha-se mais tarde. A aurora surgia no céu às três horas da manhã e o crepúsculo prolongava-se até às nove horas da noite. O Sol brilhava o dia inteiro.





Os capítulos deste livro