O apelo da floresta - Cap. 7: Capítulo 7 Pág. 88 / 99

Pararam junto de um ribeiro de água corrente para beber e, ao parar, Buck lembrou-se de John Thornton. Sentou-se. O lobo pôs-se de novo ao caminho, rumo ao sitio donde o apelo certamente vinha, mas, vendo que Buck não o seguia, voltou atrás, e, esfregando o seu focinho no dele, procurou por vários modos encorajá-lo. Buck, porém, voltou-lhe as costas e encetou vagarosamente o caminho do regresso. Durante perto de uma hora, o irmão selvagem correu ao lado dele, ganindo baixinho Depois sentou-se, ergueu o focinho ao alto e começou a uivar. Era um uivo lúgubre e triste que Buck, continuando obstinadamente a caminhar, foi deixando a pouco e pouco de ouvir, até se perder na distancia.

John Thornton jantava quando Buck irrompeu pelo acampamento e saltou sobre ele, tomado de uma afeição desenfreada, derrubando-o, trepando para cima dele, lambendo-lhe a cara e mordendo-lhe as mãos — «as maluquices do costume», como John Thornton o definiu, enquanto o abanava para trás e para a frente e lhe rogava pragas cheio de ternura.

Durante dois dias e duas noites, Buck nunca abandonou o acampamento nem perdeu John Thornton de vista. Seguia-o durante o trabalho, observava-o quando comia, via-o deitar-se e assistia ao seu despertar no dia seguinte. Mas, passados esses dois dias, o apelo da floresta recomeçou, soando mais imperiosamente do que nunca. O desassossego de novo se apoderou dele e obcecavam-no as recordações do seu irmão selvagem, da terra ridente para além do desfiladeiro e da correria de ambos, lado a lado, através das enormes extensões de floresta. De novo recomeçou a vaguear pelos bosques, mas o irmão selvagem nunca mais voltou; e, embora se pusesse à escuta durante longas vigias o uivo lúgubre e triste nunca mais se fez ouvir.

Começou a passar as noites fora, e dias se seguiam sem que voltasse ao acampamento; uma das vezes atravessou a divisória no extremo da enseada e desceu até à região das florestas e dos rios. Por aí vagueou durante uma semana, buscando em vão vestígios recentes do seu irmão selvagem, matando para comer, enquanto caminhava naquela passada larga e ligeira que parece nunca cansar.





Os capítulos deste livro