O apelo da floresta - Cap. 7: Capítulo 7 Pág. 94 / 99

À medida que prosseguia, ia tomando cada vez mais consciência da nova agitação sobre a Terra. Havia nela uma vida estranha, diferente da que a habitara durante o Verão. Este facto já não chegava até ele por forma subtil e misteriosa. Dele falavam os pássaros, algaraviavarn os esquilos e sussurrava a própria brisa. Várias vezes parou e sorveu o ar fresco da manhã, lendo nele uma mensagem que o fazia avançar mais depressa ainda. Oprimia-o uma sensação de calamidade iminente, se essa calamidade já não se dera; e, tendo atravessado o último curso de água e começando a descer o vale em direcção ao acampamento, prosseguiu com mais cautela.

Três milhas adiante deparou-se-lhe um trilho recente, que lhe fez eriçar todo o pêlo do pescoço. Ia dar directamente ao acampamento e a John Thornton. Buck estugou o passo, veloz e furtivo, os nervos tensos e atento a uma multidão de pormenores que contavam uma história inteira—excepto o final. O olfacto fornecia-lhe a descrição variada da passagem da vida em cuja peugada seguia. Notou o silêncio prenhe de significado que enchia a floresta. A passarada tinha debandado. Os esquilos estavam escondidos. Destes, apenas viu um, que, de cor cinzenta, se espalmava contra um ramo seco, também cinzento, de tal modo que mais parecia fazer parte dele, como uma excrescência de madeira da própria madeira.

Buck esgueirava-se por entre as árvores, qual sombra deslizando por outras sombras, quando de repente virou as narinas para o lado, como se uma força autêntica as tivesse agarrado e puxado. Seguiu o novo rasto até um tufo de vegetação e deparou-se-lhe Nig. Jazia de lado, morto, no sítio até onde se arrastara, com uma seta a sair-lhe, ponta e penas, de cada lado do corpo.

Cem metros mais adiante, Buck deu com um dos cães de tiro que Thornton adquirira em Dawson. Debatia-se nos estertores da morte, mesmo sobre o trilho, e Buck passou por ele sem se deter. Do acampamento vinha o som abafado de muitas vozes unidos numa cantoria. Avançando de rastos até ao limiar da clareira, foi topar com Hans, deitado de barco e com o corpo crivado de setas como um porco-espinho.





Os capítulos deste livro