O apelo da floresta - Cap. 7: Capítulo 7 Pág. 97 / 99

Quebrara-se o último elo. O homem e as exigências do homem já não o prendiam.

Caçando o seu sustento tal como os Yeehats, nos flancos das manadas dos alces emigradores, a alcateia de lobos atravessara finalmente a região dos rios e da floresta e invadira o vale de Buck. Em atropelo e numa onda prateada, entraram na clareira banhada pelo luar; e no centro da clareira encontrava-se Buck, imóvel como uma estátua, à espera que chegassem. Estacaram assustados, tão imóvel e majestoso ele se erguia na sua frente, e um momento de pausa se passou, até que um mais ousado saltou para ele. Como um relâmpago, Buck atacou, partindo-lhe o pescoço. Depois parou, imóvel como antes, enquanto o lobo atingido se torcia em agonia atrás dele. Três outros tentaram a sorte numa sucessão rápida; e um após outro recuaram, escorrendo sangue das gargantas abertas e espáduas dilaceradas.

Foi o suficiente para fazer saltar a alcateia inteira, que, num emaranhado confuso, se atropelava na ânsia de derrubar a presa. A rapidez e a agilidade extraordinárias de Buck eram-lhe de grande auxílio. Rodopiando sobre as paras, mordendo e rasgando, estava em todo o sítio ao mesmo tempo, apresentando uma frente aparentemente difícil de romper, tal a rapidez com que se virava e se defendia de todos os lados. Porém, para evitar que o surpreendessem por trás, foi obrigado a recuar, para lá da lagoa e para dentro do leito da enseada, até chegar junto da margem alta de cascalho. Conseguiu desviar-se ainda para a direita, para um ângulo da margem escavado pelos homens no decurso dos seus trabalhos, e aí se entrincheirou, protegido nos três lados e apenas com a frente para defender.

E tão bem se houve que, ao fim de meia hora, os lobos recuaram vencidos, de língua de fora e arfantes, deixando entrever as presas cruelmente brancas à luz do luar. Uns deitaram-se, com a cabeça erguida e as orelhas arrebitadas; outros permaneceram de pé, observando-o; enquanto outros, ainda, sorviam água da lagoa. Nisto, um deles, comprido, seco e cinzento, avançou cautelosamente, mostrando sinais de amizade, e nele Buck reconheceu o irmão selvagem, com quem correra durante um dia e uma noite.





Os capítulos deste livro