- Oh, eu encarrego-me de os reconciliar. É-lhe inteiramente dedicada. E não me parece que tenha alguma importância a sua falta. Decerto a assistência pensou que era um dueto. Quando Lady Agatha se senta ao piano, faz barulho por duas pessoas.
- Isso é horrível para ela e não muito agradável para mim.
Lord Henry olhou para ele. Sim, era, na realidade, prodigiosamente belo, com os lábios rubros, deliciosamente delineados, os olhos azuis, em que se espelhava a franqueza da sua índole e o cabelo loiro irrepreensivelmente frisado. Havia no seu rosto qualquer coisa que imediatamente infundia confiança: refulgia nele toda a candura e toda a apaixonada pureza da mocidade. Sentia-se que se mantivera puro de toda a mácula do mundo. Não admira que Basil Hallward o adorasse.
- O senhor é encantador de mais para se dedicar a obras filantrópicas - e, dizendo isto, Lord Henry atirou-se para cima do divã e abriu a cigarreira.
O pintor estivera entretido a misturar as tintas e a preparar os pincéis. Parecia arreliado, e, quando ouviu a última observação de Lord Henry, fitou-o, hesitou um momento e, por fim, disse:
- Henry, quero acabar hoje este retrato. Levaria a mal se eu lhe pedisse que se fosse embora?