Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 5: Capítulo 5

Página 129

- Assim, considero uma tal constituição boa e recta, quer na cidade, quer no homem; e considero as outras más e transviadas - se aquela for recta -, quer tenham por objecto o governo das cidades ou a organização do carácter no indivíduo. Estas constituições representam quatro espécies de vícios.

- Quais?

E eu ia a indicá-las pela ordem em que me parecem formar-se umas das outras, quando Polemarco, que estava sentado um pouco atrás de Adimanto, estendendo a mão, agarrou este pelo ombro, o puxou pela túnica até junto de si e, inclinando-se, lhe disse em voz baixa algumas palavras de que só ouvimos o seguinte:

- Vamos deixá-lo continuar?

- De maneira nenhuma - respondeu Adimanto, em tom mais alto.

- A quem não quereis deixar continuar?

- A ti - disse ele.

- E porquê?

- Parece-me que estás a perder a coragem, que nos escamoteias toda uma parte, e não a menor, do assunto, para não teres de estudá-la, e que imaginas poder escapar-nos dizendo levianamente que, em relação às mulheres e aos filhos, toda a gente consideraria evidente que houvesse comunidade entre amigos.

- Não o disse eu com razão, Adimanto?

- Sim - admitiu -, mas essa razão, como o resto, exige explicações. Qual será o carácter dessa comunidade? Com efeito, há muitas possíveis.

Não te esqueças, portanto, de precisar aquela a que te queres referir. Há já muito que esperamos que nos fales da procriação dos filhos - como se fará e como, depois do nascimento, eles serão educados - e te expliques acerca de toda essa comunidade das mulheres e das crianças a que te referes; é que julgamos que ela introduzirá na constituição grandes diferenças, ou, antes, uma diferença total, consoante for bem ou mal realizada. Agora, que passas a outro governo sem teres tratado destas questões de modo satisfatório, resolvemos, como acabas de ouvir, não te deixarmos ir mais longe antes que tenhas desenvolvido tudo isso e o resto.

- Considera-me - disse Gláucon - como tendo votado também a resolução deles.

- Fica descansado - interveio Trasímaco. - Nota, Sócrates, que é uma decisão tomada por nós todos.

- Que pretendeis - exclamei - ao apossardes-vos de mim? Que discussão levantais de novo sobre a constituição, como se estivéssemos ainda no princípio! Já me felicitava por ter acabado com ela, feliz por aceitardes contentar-vos com o que eu disse há pouco.

<< Página Anterior

pág. 129 (Capítulo 5)

Página Seguinte >>

Capa do livro A República
Páginas: 290
Página atual: 129

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
Capítulo 1 1
Capítulo 2 45
Capítulo 3 71
Capítulo 4 102
Capítulo 5 129
Capítulo 6 161
Capítulo 7 189
Capítulo 8 216
Capítulo 9 243
Capítulo 10 265