Ao evocardes essas questões não sabeis que enxame de discussões despertais! Vi-o e evitei-o há instantes, com receio de que fosse causa de grandes embaraços.
- Mas quê! - observou Trasímaco, - Achas que estes jovens vieram aqui para derreter ouro" e não para ouvirem discursos?
- Sem dúvida - respondi - que para ouvirem discursos, mas de duração calculada.
- A duração de tais discursos - disse Gláucon - é a vida inteira para homens sensatos. Mas deixa o que nos diz respeito; quanto a ti, não te canses de responder às nossas perguntas da maneira que te parecer melhor; de nos dizer que espécie de comunidade se estabelecerá entre os nossos guardas no que se refere às crianças e às mulheres e que primeira educação será dada à infância durante o período intermédio que vai do nascimento à educação propriamente dita - tarefa que parece ser a mais difícil de todas. Esforça-te por nos mostrar como se deve proceder.
- Aí está o que não é fácil, homem feliz - disse eu. - Com efeito, o assunto comporta muito mais inverosimilhança do que aqueles de que tratámos atrás. Ninguém acreditará que o nosso projecto seja realizável; e, mesmo que se suponha realizado tão perfeitamente quanto possível, continuará a duvidar-se da sua superioridade. Por isso hesitei um pouco em abordá-lo, meu caro camarada, com receio de que o que eu dissesse parecesse uma aspiração inútil.
- Não hesites - replicou. - Serás escutado por pessoas que não são nem tolas, nem incrédulas, nem maldosas.
- Ó excelente amigo - inquiri -, é com a intenção de me tranquilizares que falas assim?
- - Com certeza - respondeu.
- Pois bem! É exactamente o contrário que fazes! Se eu fosse persuadido a falar com conhecimento de causa, o teu encorajamento ser-me-ia útil; com efeito, discorrer, no meio de homens sensatos e amigos, sobre questões da mais alta importância que nos preocupam é coisa que se pode fazer com segurança e confiança quando se conhece a verdade; mas falar quando não se está convencido e se procura, como eu neste momento, é coisa aterradora e perigosa, não porque provoque o riso - esta consideração seria pueril-, mas porque, deslizando para fora da verdade, arrastam-se os amigos na queda, num caso em que importa no mais alto grau não perder pé. Por isso me inclino diante de Adrásrea, Gláucon, para o que vou dizer.