- Seja. Portanto, estamos de acordo, Gláucon, em que a cidade que aspira a uma organização perfeita deve admitir a comunidade das mulheres, a comunidade dos filhos e de toda a educação, assim como a das ocupações em tempo de guerra e em tempo de paz, e reconhecer como reis os que se revelarem os melhores como filósofos e como guerreiros.
- Estamos de acordo - disse ele.
- Concordámos também que, depois da sua instituição, os chefes conduzirão e instalarão os soldados em casas como as que descrevemos, onde ninguém terá nada de seu, e que serão comuns a todos. Além da questão do alojamento, regulámos, se bem te lembras, a dos bens que eles poderão possuir.
- Sim, lembro-me; pensámos que não deviam possuir nada do que possuem os guerreiros dos nossos dias, mas que, como atletas guerreiros e guardas, que recebem todos os anos dos outros cidadãos, como salário da sua guarda, o que é necessário à sua subsistência, devem zelar pela sua própria segurança e pela do resto da cidade.
- É exacto - disse eu. - Ora bem! Visto que já tratámos dessa questão, tentemos recordar-nos do ponto em que nos desviámos, a fim de voltarmos ao primeiro caminho.
- Não é difícil- replicou. - Com efeito, depois de teres esgotado o que diz respeito ao Estado, dizias mais ou menos o mesmo que agora, afirmando que consideravas bom o Estado que acabavas de descrever e o homem que se lhe assemelha, e isso, ao que parece, apesar de nos poderes falar de um Estado e de um homem ainda mais belos. Mas, acrescentavas tu, as outras formas de governo são defeituosas, uma vez que aquela é boa. Dessas outras formas, tanto quanto me lembro, distinguias quatro espécies dignas de prenderem a atenção, e de que importava ver os defeitos, ao mesmo tempo que os dos homens que se lhes assemelham, a fim de que, depois de tê-los examinado e reconhecido o melhor e o pior, estivéssemos em condições de julgar se o melhor é o mais feliz e o pior o mais infeliz ou se é de modo diferente. E, como eu te perguntasse quais eram essas quatro formas de governo, Polemarco e Adimanto interromperam-nos e encetaste a discussão que nos conduziu aqui.
- Lembras-te disso com muita exactidão - observei.
- Portanto, faz como os lutadores: volta a conceder-me a mesma posição e, visto que te faço a mesma pergunta, procura dizer o que então ias responder.
- Se o puder.