Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 5: Capítulo 5

Página 148

- Que é preciso - respondi - ensiná-las a montar a cavalo o mais cedo possível e, bem treinadas, fazê-las participar no combate como espectadoras, não montadas em cavalos ardentes e belicosos, mas em cavalos rápidos no galope e dóceis ao freio. Desta maneira verão perfeitamente o que terão de fazer um dia e, se necessário, salvar-se-ão com toda a segurança na companhia dos seus velhos governadores.

- Creio que tens razão.

- Mas que dizer do que se refere à guerra? Como se comportarão os teus soldados entre si mesmos e em relação ao inimigo? Achas que a minha opinião a tal respeito está certa ou não?

- Expõe-na.

- O soldado que tiver abandonado o seu posto, deposto as armas ou cometido qualquer acção semelhante por cobardia não deve ser relegado para a classe dos artesãos ou dos lavradores?

- Sim, com toda a certeza.

- É aquele que tiver sido apanhado vivo pelo inimigo não o deixaremos como presente aos que o tiverem apanhado, para que façam da sua captura o que quiserem?

- Assim será.

- Quanto àquele que se tiver distinguido pela sua excelente conduta, não convém, em primeiro lugar, que no campo de batalha os jovens e as crianças que seguiram a experiência o coroem, cada um por sua vez? Não és desta opinião?

- Sim, sou.

- ...E lhe apertem a mão?

- Também sou dessa opinião.

- Mas isto, parece-me, não terá a tua aprovação.

- O quê?

- Que cada um deles o beije e seja por ele beijado.

- Aprovo isso mais do que qualquer outra coisa - respondeu. - Acrescento até que, enquanto durar a expedição, não será permitido a nenhum daqueles que ele quiser beijar recusar-se, a fim de que o guerreiro que ama alguém, homem ou mulher, lute mais ardentemente por alcançar o prémio da valentia.

- Está certo - concordei. - Aliás, já dissemos que reservaríamos aos cidadãos de escol uniões mais numerosas que aos outros e que, quanto aos casamentos, a escolha incidiria mais frequentemente sobre eles do que sobre os outros, a fim de que a sua raça se multiplique tanto quanto possível.

- Com efeito, dissemos.

- Segundo Homero, também é justo honrar os jovens que se distingam por favores desta natureza. Efectivamente, Homero conta que, tendo-se Ájax distinguido num combate, o honra honraram servindo-lhe o dorso inteiro de uma vítima, querendo dizer com isto que tal recompensa convinha perfeitamente a um guerreiro jovem e valoroso, sendo, ao mesmo tempo, para ele uma distinção e um meio de aumentar as suas forças.

- Muito bem.

<< Página Anterior

pág. 148 (Capítulo 5)

Página Seguinte >>

Capa do livro A República
Páginas: 290
Página atual: 148

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
Capítulo 1 1
Capítulo 2 45
Capítulo 3 71
Capítulo 4 102
Capítulo 5 129
Capítulo 6 161
Capítulo 7 189
Capítulo 8 216
Capítulo 9 243
Capítulo 10 265