Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 7: Capítulo 7

Página 215

- Pois bem! - prossegui. - Concordais agora que os nossos projectos respeitantes ao Estado e à constituição não são simples aspirações; que a sua realização é difícil, mas possível, de certa maneira, e não de modo diferente do que foi dito, a saber: quando os verdadeiros filósofos - quer vários, quer um só -, tornados senhores de um Estado, desprezarem as honras que actualmente se procuram, considerando-as indignas de um homem livre e desprovidas de qualquer valor, fizerem, pelo contrário, o maior caso do dever e das honras que são a sua recompensa e, considerando a justiça como a coisa mais importante e mais necessária, servindo-a e trabalhando para o seu desenvolvimento, organizarem a sua cidade de acordo com as leis?

- Como? - perguntou.

- Todos os que na cidade - respondi - tiverem ultrapassado a idade de dez anos, mandá-los-ão para os campos e, tendo subtraído as crianças à influência dos costumes actuais, que são os dos pais, educá-los-ão segundo os seus próprios costumes e os seus princípios, que são os que expusemos há pouco. Não será este o meio mais rápido e mais fácil de estabelecer um Estado dotado da constituição de que falámos, de o tornar feliz e garantir as maiores vantagens ao povo em que se tiver formado?

- Sim, certamente; e parece-me, Sócrates, que mostraste bem como se realizará, se um dia vier a realizar-se.

- Não dissemos o bastante sobre este Estado e o homem que se lhe assemelha? Com efeito, é fácil ver que homem deve ser esse segundo os nossos princípios.

- Sim - aprovou -, e, como dizes, o assunto parece-me esgotado.

<< Página Anterior

pág. 215 (Capítulo 7)

Página Seguinte >>

Capa do livro A República
Páginas: 290
Página atual: 215

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
Capítulo 1 1
Capítulo 2 45
Capítulo 3 71
Capítulo 4 102
Capítulo 5 129
Capítulo 6 161
Capítulo 7 189
Capítulo 8 216
Capítulo 9 243
Capítulo 10 265