Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 8: Capítulo 8

Página 221

- Serão- avaros do seu dinheiro porque o veneram e não o possuem às claras, e, por outro lado, pródigos com os bens dos outros, para satisfazerem as suas paixões. Colherão os prazeres em segredo e, como crianças aos olhares do pai, furtar-se-ão aos olhares da lei: consequência de uma educação baseada não na persuasão, mas no constrangimento, em que se desprezou a verdadeira Musa, a da dialéctica e da filosofia, e se fez mais caso da ginástica do que da música.

- É exactamente a descrição - disse ele - de um governo composto de bem e mal.

- Com efeito, é composto - concordei. - Há nele um único aspecto que é perfeitamente distinto e resulta do facto de predominar o elemento irascível: é a ambição e o amor das honras.

- Com toda a certeza - disse ele.

- Tais seriam, pois, a origem e o carácter deste governo. Tracei apenas um esboço e não uma pintura pormenorizada, porque é suficiente para o nosso propósito conhecer por este esboço o homem mais justo e o homem mais injusto e, por outro lado, seria uma tarefa interminavelmente longa descrever sem nada omitir todas as constituições e todos os caracteres.

- Tens razão - reconheceu.

- Agora, qual é o homem que corresponde a este governo, como se forma e qual é o seu carácter?

- Suponho - disse Adimanto - que deve aproximar-se de Gláucon, aqui presente, pelo menos na ambição.

- Talvez - respondi. - Mas parece-me que, pelos aspectos seguintes, a sua natureza difere da de Gláucon?

- - Quais?

- Deve ser mais presunçoso e mais estranho às Musas, embora as ame, comprazendo-se em escutar, mas não sendo de maneira nenhuma orador. Para com os escravos, um tal homem mostrar-se-á duro, em vez de os desprezar, como faz aquele que recebeu uma boa educação; será brando para com os homens livres e muito submisso para com os magistrados; cioso de chegar ao mando e às honras, aspirará a isso não pela eloquência, nem por nenhuma outra qualidade do mesmo género, mas pelos seus trabalhos guerreiros e pelos talentos militares e será um apaixonado da ginástica e da caça.

- É exactamente esse o carácter que corresponde a tal forma de governo.

<< Página Anterior

pág. 221 (Capítulo 8)

Página Seguinte >>

Capa do livro A República
Páginas: 290
Página atual: 221

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
Capítulo 1 1
Capítulo 2 45
Capítulo 3 71
Capítulo 4 102
Capítulo 5 129
Capítulo 6 161
Capítulo 7 189
Capítulo 8 216
Capítulo 9 243
Capítulo 10 265