- Portanto, a sombra de prazer do tirano, se a considerarmos segundo o seu comprimento, pode ser expressa por um número plano.
- Sim.
- E, elevando este número ao quadrado, depois ao cubo, vê-se claramente a distância que o separa do rei.
- Sim, isso é claro para um calculador.
- E se, reciprocamente, quisermos exprimir a distância que separa o rei do tirano, quanto à realidade do prazer, descobriremos, uma vez feita a multiplicação, que o rei é setecentas e vinte e nove vezes mais feliz do que o tirano e que este é mais infeliz na mesma proporção.
- Que extraordinário cálculo nos fazes da diferença desses dois homens, o justo e o injusto, relativamente ao prazer e à dor!
- E, contudo, o número é exacto e aplica-se à vida deles, se tivermos em conta os dias, as noites, os meses e os anos.
- Mas nós temos isso em conta.
- Ora, se o homem bom e justo se sobrepõe tanto em prazer ao homem mau e injusto, não se lhe sobreporá infinitamente mais em decência, em beleza e em virtude?
- Infinitamente mais, por Zeus! - exclamou.
- Bem. Agora, visto que chegámos a este ponto da discussão, retomemos o que foi dito no princípio e que nos trouxe até aqui. Dizíamos, creio eu, que a injustiça era vantajosa para o perfeito celerado, contanto que passasse por justo. Não foi assim que nos exprimimos?
- Sim, com certeza.
- Travemos então diálogo com o homem que falou assim, visto que estamos de acordo quanto aos efeitos de uma conduta injusta e de uma conduta justa.
- Como? - perguntou.
- Formemos em pensamento uma imagem da alma, para que o autor desta afirmação conheça o seu alcance.
- Que imagem?
- Uma imagem à semelhança dessas criaturas antigas de que fala a fábula - a Quimera, Cila, Cérbero e muitos outros - que, segundo se diz, reuniam formas múltiplas num único corpo.
- Com efeito, diz-se isso.
- Modela uma espécie de animal multiforme e policéfalo, tendo, dispostas em círculo, cabeças de animais dóceis e de animais ferozes, e capaz de mudar e tirar de si mesmo tudo isso.
- Semelhante obra - observou - exige um modelador hábil; mas, como o pensamento é mais fácil de modelar do que a cera ou qualquer outra matéria semelhante, fá-lo-ei.
- Modela agora duas outras figuras, uma de um leão, outra de um homem; mas que a primeira seja, de longe, a maior das três e que a segunda ocupe, em grandeza, o segundo lugar.
- Isso é mais fácil - disse ele. - Já está.