Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 10: Capítulo 10

Página 267

- Portanto, o fabricante de tragédias, se é um imitador, estará por natureza afastado três graus do rei e da verdade, assim como todos ou outros imitadores.

- É provável.

- Eis-nos, portanto, de acordo quanto ao imitador. Mas, a-propósito do pintor, responde ainda a isto: tenta, a teu ver, imitar cada uma das coisas que existem na natureza ou as obras dos artesãos?

- As obras dos artesãos - respondeu.

- Tais como são ou tais como parecem? Faz mais esta distinção.

- Que queres dizer?

- Isto: uma cama, quer a olhes de lado, de frente ou de qualquer outra maneira, é diferente de si mesma ou, sem diferir, parece diferente? E acontece o mesmo com as outras coisas?

- Sim - disse ele -, o objecto parece diferente, mas não difere em nada.

- Agora, considera este ponto: qual destes dois objectivos se propõe a pintura relativamente a cada objecto: representar o que é tal como é ou o que parece tal como parece? É a imitação da aparência ou da realidade?

- Da aparência.

- A imitação está, portanto, longe da verdade e, se modela todos os objectos, é, segundo parece, porque respeita apenas a uma pequena parte de cada um, a qual, por seu lado, não passa de uma sombra. Diremos, por exemplo, que o pintor nos representará um sapateiro, um carpinteiro ou qualquer outro artesão, sem ter o mínimo conhecimento do seu ofício; e, contudo, se for bom pintor, tendo representado um carpinteiro e mostrando-o de longe, enganará as crianças e os homens privados de razão, porque terá dado à sua pintura a aparência de um carpinteiro autêntico.

- Certamente.

- Pois bem, amigo! Eis, na minha opinião, o que se deve pensar de tudo isto. Quando alguém nos vem anunciar que encontrou um homem conhecedor de todos os ofícios, que sabe tudo o que cada um sabe do seu ramo, e com mais exactidão do que qualquer outro, devemos responder-lhe que é um ingénuo e que, aparentemente, deparou com um charlatão e um imitador, que se lhe impôs ao ponto de lhe parecer omnisciente, porque ele mesmo não era capaz de distinguir a ciência, a ignorância e a imitação.

- Nada mais verdadeiro - concordou.

<< Página Anterior

pág. 267 (Capítulo 10)

Página Seguinte >>

Capa do livro A República
Páginas: 290
Página atual: 267

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
Capítulo 1 1
Capítulo 2 45
Capítulo 3 71
Capítulo 4 102
Capítulo 5 129
Capítulo 6 161
Capítulo 7 189
Capítulo 8 216
Capítulo 9 243
Capítulo 10 265