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Capítulo 3: Capítulo 3

Página 86
E a fealdade, a arritmia, a desarmonia são irmãs da má linguagem e do mau carácter, ao passo que as qualidades opostas são irmãs da má linguagem e do mau carácter, ao passo que as qualidades opostas são irmãs e imitações do carácter oposto, do carácter sábio e bom.

- Certamente - disse ele.

- Mas os poetas são os únicos que devemos vigiar e obrigar a não introduzirem nas suas criações senão a imagem do bom carácter? Não devemos vigiar também os outros artesãos e impedi-los de introduzirem o vício, a incontinência, a baixeza e a fealdade na pintura dos seres vivos, na arquitectura ou em qualquer outra arte? E, se não puderem conformar-se a esta regra, não devemos proibi-los de trabalharem em nossa casa, com receio de que os nossos guardas, criados no meio das imagens do vício como numa má pastagem, colham e pastem aí, um pouco cada dia, muita erva daninha e deste modo amontoem, sem se darem conta, um grande mal na alma? Não devemos, pelo contrário, procurar os artesãos bem dotados para seguirem de perto a natureza do belo e do gracioso, a fim de que os nossos jovens, à semelhança dos habitantes de uma terra sadia, tirem proveito de tudo o que os rodeia, de qualquer lado que chegue aos seus olhos ou ouvidos uma emanação das obras belas, tal como uma brisa transporta a saúde de regiões salubres, e predispondo-os insensivelmente, desde a infância, a imitar, a amar, a bela razão e a pôr-se de acordo com ela?

- Impossível educá-los melhor - disse ele.

- Não é verdade, Gláucon - prossegui -, que a educação musical é soberana porque o ritmo e a harmonia têm no mais alto grau o poder de penetrar na alma e tocá-la fortemente, levando com eles a graça e cotejando-a, quando se foi bem-educado, ou o contrário? E também porque o jovem a quem é dada como convém sente muito vivamente a imperfeição e a fealdade nas obras da arte ou da natureza e experimenta justamente desagrado? Louva as coisas belas, recebe-as alegremente na alma, para fazer delas o seu alimento, e torna-se assim nobre e bom; pelo contrário, censura justamente as coisas feias, odeia-as logo na infância, antes de estar de posse da razão, e, quando adquire esta, acolhe-a com ternura e reconhece-a como um parente, tanto melhor quanto mais tiver sido preparado para isso pela educação.

- Parece-me, com efeito - disse ele -, que são essas as vantagens que se esperam da educação pela música.

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Capa do livro A República
Páginas: 290
Página atual: 86

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
Capítulo 1 1
Capítulo 2 45
Capítulo 3 71
Capítulo 4 102
Capítulo 5 129
Capítulo 6 161
Capítulo 7 189
Capítulo 8 216
Capítulo 9 243
Capítulo 10 265