Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 5: RÍQUI -TÍQUI -TÁVI

Página 107
Mas segurou, apertou cada vez mais os queixos, pois convenceu-se de que ia morrer espancado, e, para honra da família, preferia ser encontrado com os dentes cerrados. Tinha vertigens e dores agudas e sentia-se desfeito em bocados, quando qualquer coisa estalou como um trovão logo por trás dele; um vento quente derrubou-o sem sentidos e o fogo rubro chamuscou-lhe o pêlo. O homem grande fora despertado pelo arruído e despejara os dois canos de uma caçadeira sobre Nague logo abaixo do capelo.

Ríqui-Tíqui continuou aferrado de olhos fechados, pois agora tinha a certeza de estar morto, mas a cabeça não se mexia, e o homem grande levantou-o e disse:

- É o mangusto outra vez, Alice, agora o bichinho salvou-nos a vida.

Depois a mãe de Teddy entrou muito pálida e viu o que restava de Nague, Ríqui-Tíqui arrastou-se para o quarto de dormir de Teddy e passou metade do resto da noite a sacudir-se branda- mente, a ver se estava realmente feito em quarenta bocados, como imaginava.

Quando rompeu a manhã sentia-se muito rígido, mas satisfeito com o que fizera.

- Agora tenho de ajustar contas com Nagaína, e ela vai ser mais difícil do que cinco Nagues. E não se sabe quando os ovos de que ela falou abrirão. Meu Deus! Preciso de ir ter com Darzi disse.

Sem esperar pelo pequeno-almoço, Ríqui-Tíqui correu para o espinheiro onde Darzi soltava um canto triunfal a toda a força dos pulmões. A notícia da morte de Nague espalhara-se pelo quintal, porque o varre dor atirara com o corpo para a lixeira.

- Ah! Seu estúpido borla de penas! - disse Ríqui-Tíqui, irado. - Acaso é tempo de cantar, este?

- Nague está morto... está morto... está morto! - cantou Darzi. - O valente Ríqui-Tíqui agarrou-o pela cabeça e segurou-o bem. O homem grande veio com o pau de estoirar, e Nague caiu desfeito em dois! Não voltará a comer-me os filhinhos.

<< Página Anterior

pág. 107 (Capítulo 5)

Página Seguinte >>

Capa do livro O Livro da Selva
Páginas: 158
Página atual: 107

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
OS IRMÃOS DE MÁUGLI 1
A CAÇADA DE CÁ 24
TIGRE! TIGRE! 53
A FOCA BRANCA 74
RÍQUI -TÍQUI -TÁVI 97
TUMAI DOS ELEFANTES 115
SERVIDORES DE SUA MAJESTADE 138