Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 7: SERVIDORES DE SUA MAJESTADE

Página 142

Quase todos os exemplares da cavalaria inglesa vêm da Austrália para a Índia e são domesticados pelos próprios praças.

- É bem verdade - disse Biddy. - Não tremas mais, menina. A primeira vez que me deitaram os arreios ao lombo com todas as competentes cadeias, empinei-me sobre as mãos e, aos coices, atirei com tudo fora. Ainda não aprendera a verdadeira ciência de escoicinhar, todavia, os da bateria disseram que nunca tinham visto coisa igual.

- Mas isto não eram arreios ou coisa que tilintasse - disse a mula nova. - Sabes que isso agora já me não faz mossa, Biddy. Eram coisas semelhantes a árvores que caíam nas fileiras para um lado e para o outro, com grande estrondo, partiu-se-me o cabresto e não conseguia encontrar o meu condutor, nem a ti, Biddy, por isso fugi... com estes cavalheiros.

- Hum! - disse Biddy. - Logo que percebi que os camelos andavam à solta afastei-me por minha conta, tranquilamente. Quando uma mula de bateria, uma mula de artilharia de montanha, trata os bois das peças por cavalheiros deve estar muito abalada. Quem sois vós que estais deitados no chão?

Os bois das peças suspenderam a ruminação e responderam ao mesmo tempo:

- Junta número sete da Peça número 1 da Artilharia Pesada. Estávamos a dormir quando os camelos chegaram, mas quando nos atropelaram levantámo-nos e fugimos. É preferível dormir sossegado na lama a ser acordado em boa cama. Dissemos aqui à sua amiga que nada havia a recear, mas ela sabia tanto que julgou o contrário. Ora toma!

E continuaram a ruminar.

- É o que acontece a quem tem medo - disse Biddy. - Até os bois das peças se riem deles. Espero que gostes, menina.

Estalaram os dentes da mulinha, e ouvi-lhe qualquer coisa no sentido de que não tinha medo a qualquer boi bifento do mundo; mas os bois apenas entrelaçaram os chifres e continuaram a ruminar.

<< Página Anterior

pág. 142 (Capítulo 7)

Página Seguinte >>

Capa do livro O Livro da Selva
Páginas: 158
Página atual: 142

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
OS IRMÃOS DE MÁUGLI 1
A CAÇADA DE CÁ 24
TIGRE! TIGRE! 53
A FOCA BRANCA 74
RÍQUI -TÍQUI -TÁVI 97
TUMAI DOS ELEFANTES 115
SERVIDORES DE SUA MAJESTADE 138