Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 3: TIGRE! TIGRE!

Página 56

- Deixa-o fazer o que quiser - disse o marido a Messua. Lembra-te de que, até hoje, pode nunca ter dormido numa cama. Se nos foi, na verdade, mandado em lugar do nosso filho, não fugirá.

Máugli estendeu-se, então, na erva limpa e alta, no extremo do campo, mas antes de ter fechado os olhos sentiu debaixo do queixo um focinho macio cinzento.

- Safa! - disse o Irmão Cinzento (era o mais velho dos lobitos de Mãe Loba). - Assim me pagas por te ter seguido vinte milhas. Cheiras a fumo de lenha e a gado, exactamente como um homem. Acorda, irmãozinho, trago novidades.

- Os da Selva estão todos bem? – perguntou Máugli, abraçando-o.

- Todos bem, menos os lobos que queimaste com a Flor Vermelha. Agora ouve. Xer Cane abalou para longe a caçar, até que o pêlo lhe cresça de novo, porque ficou muito chamuscado. Jura que, quando voltar, te deitará os ossos ao Ueinganga.

- Há mais quem tenha a dizer sobre o caso. Também fiz uma promessazinha. Mas as novidades são sempre bem-vindas. Estou cansado esta noite, muito cansado com coisas novas, Irmão Cinzento, mas traz-me sempre notícias.

- Não te esquecerás de que és lobo? Os homens não to farão esquecer? - disse o Irmão Cinzento com ansiedade.

- Nunca. Lembrar-me-ei sempre de que te amo, a ti e a todos os do nosso covil, mas também me lembrarei sempre de que fui expulso da alcateia.

- E de que poderás ser expulso de outra alcateia. Os homens não passam de homens, irmãozinho, e a sua fala, é como a fala das rãs de um charco. Quando eu voltar a descer ate aqui, esperar-te-ei nos bambus, à borda da pastagem.

Durante três meses após essa noite, Máugli quase nunca saía da porta da aldeia, tão ocupado andava a aprender os costumes e modos dos homens. Primeiro teve que usar um pano em volta da cinta, coisa que o aborrecia horrivelmente, depois teve de aprender a distinguir o dinheiro, de que nada percebia, e a lavrar, o que achava inútil.

<< Página Anterior

pág. 56 (Capítulo 3)

Página Seguinte >>

Capa do livro O Livro da Selva
Páginas: 158
Página atual: 56

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
OS IRMÃOS DE MÁUGLI 1
A CAÇADA DE CÁ 24
TIGRE! TIGRE! 53
A FOCA BRANCA 74
RÍQUI -TÍQUI -TÁVI 97
TUMAI DOS ELEFANTES 115
SERVIDORES DE SUA MAJESTADE 138