Girou sobre os calcanhares e afastou-se com o Lobo Solitário, e, olhando para as estrelas, sentiu-se contente. - Para mim acabou-se o dormir dentro de armadilhas, Àquêlà. Peguemos na pele de Xer Cane e vamo-nos. Não, não faremos mal à aldeia, porque Messua foi boa para mim.
Quando a Lua se ergueu sobre a planície, cobrindo-a toda de leite, os aldeões horrorizados viram Máugli, seguido de dois lobos e com uma trouxa à cabeça, atravessando a correr ao trote regular do lobo, que devorava as grandes milhas como fogo. Eles desataram então a martelar nos sinos do templo e a soprar nas buzinas com mais força do que nunca; Messua pôs-se a chorar e Buldeo a contar a história das suas aventuras na Selva, acabando por dizer que Àquêlà se ergueu nas patas traseiras e falou como um homem.
A Lua ia pôr-se precisamente quando Máugli e os dois lobos chegaram à colina da Rocha do Conselho, e entraram então no covil de Mãe Loba.
- Expulsaram-me da alcateia humana, Mãe - bradou Máugli -, mas volto com a pele de Xer Cane para cumprir a minha palavra. - Mãe Loba saiu rigidamente do covil, com os lobitos atrás dela, e iluminaram-se-lhe os olhos quando viu a pele.
- Eu disse-lhe, naquele dia em que ele encaixou a cabeça e os ombros nesta caverna à caça da tua vida, Rãzinha, eu disse-lhe que o caçador seria o caçado.
- Fizeste bem.
- Irmãozinho, fizeste bem - disse uma voz grave vinda do escuro. - Nós sentíamo-nos sós na Selva, sem ti. - E Bàguirà chegou a correr aos pés descalços de Máugli. Juntos escalaram a Rocha do Conselho e Máugli estendeu a pele na pedra lisa onde Àquêlà costumava estar, fixou-a com quatro lascas de bambu e Àquêlà, deitado sobre ela, soltou o velho grito de convocação do Conselho: - Olhai, olhai bem, ó lobos - exactamente como fizera quando Máugli fora ali trazida pela primeira vez.