Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 1: O ANEL DE THOTH

Página 6
Esta anedota, pensou com calma, fornecer-lhe-ia um artigo humorístico para o seu jornal, e aliviaria os leitores das suas habituais dissertações científicas. Sentia-se totalmente revigorado pelo sono e compreendeu, graças à sombra da porta projectada sobre a sua pessoa, como é que a sua presença pudera escapar ao olhar vigilante dos guardas.

O silêncio profundo era impressionante; nem um ruído, nem um murmúrio tanto no interior como no exterior. Encontrava-se assim sozinho no meio dos mortos de uma civilização desaparecida, a centenas de léguas do mundo exterior do século XIX. Nem um objecto naquela sala, nem uma relíquia trazida de Tebas a grandiosa, de Luxor a magnífica, dos templos majestosos de Heliópolis, que não tivesse resistido aos ataques de quatro mil anos! Ao contemplar aquelas figuras silenciosas, o estudante pensou nos autores de tais maravilhas, adormecidas na noite dos tempos, e cuja lembrança permanece tão imperecível como as suas obras: caiu numa doce modorra e pensou com respeito naqueles trabalhadores modestos cuja existência laboriosa envergonhava a sua juventude de estudante ocioso.

Apoiado descontraidamente nas costas da cadeira, deixara os olhos errarem pelas múmias alinhadas, que um feixe de luz prateada iluminava, quando a sua atenção foi atraída pelo clarão baço de uma lanterna, que cintilava a certa distância.

John Vansittart Smith endireitou-se, desta vez com os nervos tensos. A lanterna avançava na sua direcção, por vezes detendo-se, depois acercando-se lentamente, transportada por um homem que parecia deslizar pelo soalho brilhante; dir-se-ia mais uma sombra do que um ser humano. A ideia de um roubo cruzou o espírito do inglês que se aninhou no seu desvão. A luz tinha mudado de local; achava-se agora na sala contígua, sempre sem o mínimo ruído.

<< Página Anterior

pág. 6 (Capítulo 1)

Página Seguinte >>

Capa do livro Contos de Mistério
Páginas: 167
Página atual: 6

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
O ANEL DE THOTH 1
O LOTE N° 249
(The lot n. 249)
23
O SOLAR ASSOMBRADO DE GORESTHORPE
(The haunted grange of Goresthorpe)
63
DE PROFUNDIS
(De profundis)
87
A NOVA CATACUMBA
(The new catacomb)
100
BRINCANDO COM O FOGO
(Playing with the fire)
119
O BOIÃO DE CAVIAR
(The pot of caviare)
134
O ESPELHO DE PRATA
(The silver mirror)
151
COMO TUDO ACONTECEU (How it happened) 163