Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 1: MÃO ESCURA

Página 14
Eles são os anfíbios desta vida e da seguinte; podem passar de uma para a outra tal como a tartaruga passa da água para a terra firme. As causas que ligam com tanta força uma alma a uma existência que o seu corpo abandonou são emoções violentas. A avareza, a vingança, a angústia, o amor, a piedade são conhecidos por provocarem este efeito, que provém geralmente de um voto não realizado; quando o voto foi realizado, o laço material afrouxa. Estão registados numerosos casos que atestam a singular obstinação destes visitantes e também da sua desaparição quando os seus votos foram realizados ou quando por vezes interveio um compromisso razoável."

Um compromisso razoável... Aqui estavam as palavras que eu tinha procurado toda a manhã e que encontrava agora no texto. Em Rodenhurst não podia dar-se uma reparação real, mas um compromisso razoável! Parti sem perda de tempo para o hospital da marinha de Shadwell, cujo cirurgião-chefe era o meu velho amigo Jack Hewett. Sem lhe explicar a situação, disse-lhe o que queria.

- Uma mão escura de homem! - repetiu ele com estupefacção. - Para que diabo queres uma mão escura?

- Não te rales com isso. Conto-te noutro dia. Sei que têm as enfermarias cheias de hindus.

- É verdade. Mas uma mão...

Reflectiu alguns instantes e tocou a campainha.

- Travers - disse ele ao enfermeiro -, onde foram parar as mãos daquele marinheiro que amputámos ontem? Refiro-me ao tipo do East India Dock que foi apanhado pelo guindaste a vapor.

- Estão na sala da autópsia, senhor.

- Pegue numa, meta-a nos anti-sépticos e entregue-a ao dr. Hardacre.

Voltei antes do jantar a Rodenhurst com o meu embrulhinho. Não disse uma palavra a sir Dominick, mas fechei-me no laboratório para passar a noite e pus a mão do marinheiro num dos bocais próximo do meu leito.

<< Página Anterior

pág. 14 (Capítulo 1)

Página Seguinte >>

Capa do livro Histórias Extraordinárias
Páginas: 136
Página atual: 14

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
MÃO ESCURA 1
O CASO DE LADY SANNOX 19
O PARASITA 31
O GATO DO BRASIL 89
O FUNIL DE CABEDAL 113
O QUARTO DO PESADELO 127