Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 5: 5 - A Tragédia de Pondicherry Lodge

Página 37

- Lamento muito, Sr. Thaddeus - disse o porteiro inexoravelmente. - Pode ser que sejam seus amigos, mas não do patrão. Ele paga-me para eu cumprir o meu dever, e eu cumpro o meu dever. Não conheço nenhum dos seus amigos.

- Oh, conhece sim, McMurdo! - exclamou genialmente Sherlock Holmes. - Não creio que se tenha esquecido de mim. Não se lembra daquele amador que lutou três rounds consigo, há quatro anos, na noite da sua homenagem?

- O Sr. Sherlock Holmes! - grunhiu o pugilista. - Meu Deus! Como foi possível não o reconhecer? Se em vez de ficar aí tão quieto tivesse avançado e desferido aquele seu famoso murro sob o maxilar, tê-lo-ia reconhecido de imediato, sem sombra de dúvida. Ah, você é daqueles que desperdiçam os dons que têm! Se tivesse tomado o gosto pelo pugilismo, chegaria longe.

- Está a ver, Watson, se tudo o mais falhar, ainda tenho em aberto uma das profissões científicas - disse Holmes rindo. - O nosso amigo não vai agora deixar-nos ao frio, tenho a certeza.

- Entre, entre... e os seus amigos também - respondeu o homem. - Desculpe, Sr. Thaddeus, mas as ordens são muito rigorosas. Tinha de saber quem eram os seus amigos antes de os deixar entrar.

Lá dentro, um caminho de saibro serpenteava através de descampados até uma enorme casa, quadrada e prosaica, completamente mergulhada na sombra, excepto onde um raio de luar batia, reflectindo-se numa janela do sótão. As grandes dimensões do edifício, com a sua tristeza e silêncio mortal, gelavam o coração. Até Thaddeus Sholto parecia constrangido, e a lanterna tremia-lhe na mão.

- Não consigo perceber - afirmou. - Deve haver qualquer mal-entendido. Disse a Bartholomew que viríamos, e, no entanto, não há luz na janela. Não sei o que pensar.

- Ele costuma guardar o edifício sempre desta maneira? - perguntou Holmes.

<< Página Anterior

pág. 37 (Capítulo 5)

Página Seguinte >>

Capa do livro O Sinal dos Quatro
Páginas: 133
Página atual: 37

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
1 - A Ciência da Dedução 1
2 - A Exposição do Caso 11
3 - À Procura de uma Solução 17
4 - A História do Homem Calvo 23
5 - A Tragédia de Pondicherry Lodge 36
6 - Sherlock Holmes Faz Uma Demonstração 44
7 - O Episódio do Barril 54
8 - O Bando de Baker Street 67
9 - Uma Quebra na Sequência 78
10 - O Fim do Homem da Ilha 89
11 - O Grande Tesouro de Agra 99
12 - A Estranha História de Jonathan Small 106